quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Site APD Amarante em construção

A Associação Portuguesa de Deficientes - APD Amarante está a dar os primeiros passos e já tem site http://sites.google.com/site/apdamarante/, visite...

Paulo Azevedo - Uma Vida Normal

Paulo Azevedo nasceu no dia 29 de Outubro de 1981.
Sem aviso, e após uma gravidez de oito meses, a ainda adolescente Clara via-se com um filho diferente nos braços. O bebé não tinha mãos nem pernas e os médicos não auguraram nada de bom.
O choque foi tremendo. Mas a fé, a coragem e a determinação foram maiores.
Com a família, que o protegeu mas nunca o escondeu, o Paulo aprendeu a aceitar-se e a lutar para ser uma pessoa autónoma e independente.
Sem mãos e sem pernas, o Paulo tem hoje uma vida normal.
Fez teatro, estudeu jornalismo em Coimbra, foi treinador de futebol e faz tudo aquilo que qualquer pessoa também faz. Esta agora na sua primeira novela: Podia Acabar o Mundo, na Sic.
Paulo Azevedo, aprendeu a fazer das fraquezas forças e festejar todas as vitórias de uma forma muito especial. Porque na vida só quando se passa por grandes dificuldades se sente o verdadeiro sabor de conseguir, de vencer. Nunca escolheu o caminho mais fácil. Seria simples conformar-se com as verdadeiras limitações e isso não o ajudava a lutar pelos seus sonhos como Paulo é um homem de luta conseguiu realizar um dos seus sonhos que foi lançar um livro com a sua história de vida. - Paulo Azevedo - Uma Vida Normal. Um livro que se recomenda...
Aqui ficam alguns videos sobre Paulo Azevedo:




















Paulo Azevedo, um exemplo a seguir

tudo é possivel quando temos força de vontade

fonte: http://pauloazevedo.portoeditora.pt/

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

"A árvore de Natal humana que chora"

Desde a manhã de quinta-feira que um homem permanece numa rua de Lisboa vestido de árvore de Natal e a chorar convulsivamente para toda a gente que passa. O povo estranha e fica confuso. Ele diz que isto é um convite à reflexão sobre a solidão. Veja o vídeo aqui.




É uma figura que tem tanto de sinistro como de cómico: um homem vestido como se fosse uma árvore de Natal - onde não faltam os ramos, as bolas e as luzinhas acesas que pisca-piscam - está plantado (literalmente) no passeio da rua Poço dos Negros, em Lisboa, enquanto choraminga permanentemente. Mas que raio é isto?

Trata-se de uma intervenção artística protagonizada por Mark McGowan, um performer britânico com um currículo considerável de acções de protesto nas ruas do Reino Unido. Agora, decidiu vir a Lisboa para levar a cabo "The crying human Christmas tree"
O artista pretende ali ficar até às 10 horas de domingo. E a que propósito?

"Nesta época de Natal, há muitas pessoas tristes por não terem família nem amigos". "Eu procuro que as pessoas reflictam um bocado sobre o que se passa na vida de todos aqueles que se sentem sós e de que forma é que eventualmente as poderão ajudar", prosseguiu o homem-árvore.

A sua presença presta-se à ambiguidade. Os trausentes não sabem bem como reagir. "As pessoas mais velhas que por aqui passam parece que ficam desconfiadas", diz McGowan, já habituado a que alguns adultos desviem "o olhar para o chão".

Com a criançada, a história é diferente: "Os mais novos chegam junto de mim, riem-se e metem conversa", conta. "Mas quando eu começo a chorar eles calam-se imediatamente e ficam bastante confusos".

O mesmo se passa com os carros que passam na rua e param para melhor observar semelhante figura: "Todas as pessoas riem e brincam até eu começar a chorar - depois ficam sem saber o que dizer ou pensar".

A própria polícia que por ele já passou lançou-lhe alguns olhares de espanto. Pelos vistos, é exactamente esse o objectivo do artista: semear o assombro naqueles que vislumbram alguém vestido de árvore de Natal e que chora nestes dias de festa que ele considera ser "uma altura que muitas pessoas se sentem pressionadas a serem felizes". "As pessoas", prossegue, "concentram-se demasiado na sua felicidade e na felicidade dos outros mas esta altura também devia servir para reflectir sobre a infelicidade".

domingo, 14 de dezembro de 2008

sábado, 13 de dezembro de 2008

O negócio florescente das células estaminais

Milhares de pais portugueses estão a pagar, há mais de cinco anos, para conservarem as células estaminais recolhidas no sangue do cordão umbilical dos filhos – para prevenir o pior em caso de doença grave .
É uma prática que se tornou já uma moda nos nascimentos em Portugal. «Temos hoje 25 mil clientes e 7.500 são só de 2008», diz Raul Santos, responsável da Crioestaminal. A oferta de laboratórios privados neste sector também aumentou, existindo pelo menos sete. Mas a aplicação de tratamentos com base neste método está por demonstrar.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Afinal não falta dinheiro

"Nas últimas décadas sucessivos governos têm vindo a atacar os direitos sociais das populações com a justificação de dificuldades financeiras. Nesta perspectiva as pessoas com deficiência que até foram consideradas pessoas privilegiadas, afirmação reiterada que não é nada bom esquecer, foram das que mais sofreram. Na verdade, a sua situação mais debilitada em relação aos outros cidadãos, leva à a multiplicação das dificuldades sentidas pelos seus próximos.
Já aqui afirmámos que quanto mais aumentavam os impostos que pagamos mais diminuíam os nossos direitos sociais, direitos por nós pagos antecipadamente, através de impostos directos e indirectos, contribuições, taxas, etc. nas últimas décadas fomos constantemente bombardeados com a propaganda governamental e da comunicação social ao serviço dos sucessivos governos e dos interesses que eles defendem com a tese que era necessário gerir bem os impostos pagos pelos contribuintes, que até passaram a ser denominados clientes em vez de utentes. Assim, constatámos a falta de dinheiro para a saúde, educação, segurança social, cultura, habitação, trabalho, etc. Simultaneamente assistimos ao desmantelamento de redes ferroviárias, à diminuição de carreiras rodoviárias e ao surgimento de auto-estradas para pagamento de portagens ao mesmo tempo que as estradas nacionais foram sido degradadas.
Nestes últimos tempos não faltaram forças sociais e políticas que foram avisando para onde nos levaria a política que estava a ser seguida. Porém, obtiveram como resposta insultos como o de arcaísmo entre outros. A crise chegou e os mesmos que nos levaram à desgraça são os mesmos que, apoiados por uma comunicação social propriedade dos grupos económicos, querem passar por salvadores. Perante a crise finaceira o dinheiro que nunca havia para os direitos inalienáveis daqueles que não podiam fugir aos impostos, aparece aos biliões para injectar e beneficiar aqueles que tudo têm, que fogem aos impostos, que lucram com as desgraças dos outros e que mais uma vez vão colocar o mesmo dinheiro em paraísos fiscais.
Para terminar com chave de ouro esta manobra a favor dos mais ricos entre os ricos assistimos ao orgulho dum Presidente da República que promulgou o diploma da abastança em meia hora. Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Quando as pessoas com deficiência e os trabalhadores, incluindo aqui a pequena burguesia, se aperceberem da sua verdadeira força o dinheiro do povo estará ao seu serviço já que é ele que o produz."

António Matos de Almeida in Jornal Associação APD

Veículos rent-a-car adaptados

Em parceria com o Automóvel Club de Portugal (ACP) e com a Associação de Deficientes de Portugal (ADP), a rent-a-car Hertz passou a alugar automóveis adaptados aos clientes com deficiências motoras.
"Era urgente dar resposta aos variadíssimos pedidos que nos chegavam para aluguer de viaturas adaptadas e colmatar esta falha que existia no mercado nacional", afirmou o presidente da Hertz, Duarte Guedes, citado por aquela publicação especializada.
Os veículos dispõe de caixa automática e ainda a possibilidade de adaptação do acelerador e do travão, dependendo da incapacidade do condutor em questão.
Para usufruir deste aluguer basta contactar a HERTZ– telefone 219426300 – fax 219402405.

Saúda-se a atitude da Hertz, cujo espaço online está acessível em http://www.hertz.pt/

domingo, 7 de dezembro de 2008

Almoço de Natal entre AMIGAS






Onde é que eu estou???

16º Aniversário da APD - DELEGAÇÃO DE PAREDES





Com muita animação, a delegação de Paredes comemorou 16 anos de existência.
Parabéns a todos que fazem parte da APD-Delegação Local de Paredes... Espero que brevemente AMARANTE possa fazer assim um jantar para comemorar a inauguração de uma DELEGAÇÃO da Associação Portuguesa de Deficientes.
Estou a trabalhar para isso

sábado, 6 de dezembro de 2008

Cadeira de rodas

Como enfrenta-la?
Como aceita-la?

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Recordar-te

recados orkut

.... no silêncio do meu sentir

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Tem que ser ...

... Para rir

Proverbios do mês

Dezembro com Junho ao desafio, traz Janeiro frio.
Dezembro frio, calor no estilo.
Em Dezembro, treme de frio cada membro.

domingo, 30 de novembro de 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

domingo, 16 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

10 Sinais Precoces e Sintomas de Anemia

A anemia é, essencialmente, o que acontece quando o organismo é privado de oxigénio. Isto poderá ocorrer porque o sangue tem falta de glóbulos vermelhos ou porque não tem o nível apropriado de hemoglobina. Embora possa ser uma condição que pode ameaçar a vida, existem muitos tratamentos disponíveis, mas serão fúteis se a pessoa nem sequer souber que a sofre. Seguem-se dez dos sintomas mais comuns a ter em conta:

Palidez
Muitas vezes, as pessoas que sofrem de anemia têm uma tez especialmente pálida, como se o sangue tivesse sido drenado da sua face.

Respiração superficial
Muitas pessoas sofredoras de anemia têm problemas de fôlego. Isto inclui a respiração superficial e mesmo uma respiração rápida. Tudo se resume à tentativa do organismo de obter oxigénio sob todos os meios possíveis.

Fadiga
É compreensível que uma pessoa que sofra de anemia se sinta particularmente cansado o tempo todo. Sem oxigénio suficiente, é difícil funcionar normalmente. A sensação constante de cansaço é um sinal de que o seu organismo não está a receber aquilo de que necessita.

Baixa pressão sanguínea
Poderá ser difícil aperceber-se deste sintoma se não fizer uma visita ao médico, mas a baixa pressão sanguínea é um sinal de anemia.

Dores no peito
Em alguns casos de anemia que são mais severos, as dores no peito poderão ser um sintoma. Se se aperceber de uma dor no peito junto com alguns outros destes sintomas indicadores de anemia, visite o seu médico o mais cedo possível.

Palpitações rápidas
É comum os sofredores de anemia terem uma pulsação acima do normal. Isto torna-se ainda mais visível durante o esforço ou a realização de actividade física.

Tonturas
Muitas vezes, as pessoas com anemia sentem tonturas, especialmente quando se levantam rapidamente de uma posição sentada ou deitada. Podem também sofrer tonturas sem razão aparente.

Insónia
A incapacidade de adormecer ou acordar repetidamente ao longo da noite poderá também ser um sinal de anemia. Mais uma vez, depende do seu organismo e dos outros sintomas que possa apresentar.

Incapacidade de concentração
Sem os níveis adequados de oxigénio, o funcionamento do organismo sofre. Isto inclui o funcionamento cerebral. Se tem problemas de concentração e sofre de mais alguns sintomas aqui apresentados, poderá sofrer de anemia.

Cãimbras
Mais uma vez, devido à falta de oxigénio no sangue, as pernas poderão sofrer cãimbras e dor nas pessoas anémicas.





QUERO VER O MEU SANGUE A SORRIR, NOVAMENTE!!!
:-(

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Função de delegada de zona da APD em Amarante

DELEGADA DE ZONA - AMARANTE
A Associação Portuguesa de Deficientes é uma organização de pessoas com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência. Enquanto organização de direitos humanos, tem por objecto a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e colectivos das pessoas com deficiência em Portugal.

JUNTA A TUA Á NOSSA VOZ

A voz de cada um pode e deve contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos os deficientes.
Amarante precisa da tua voz.


Por isso, não hesites, seja qual for o motivo, contacta-me.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Proverbios do mês

Em Novembro, prova o vinho e planta o cebolinho.

Tudo em Novembro guardado; em casa ou arrecadado.

sábado, 1 de novembro de 2008

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Happy Halloween

Recados Para Orkut

Células estaminais dão origem a válvulas cardíacas

Há seis anos que a médica suíça Dörthe Schmidt, do Hospital Médico de Zurique, luta para criar, a partir de células estaminais, válvulas cardíacas para aplicar em crianças vítimas de doenças cardiovasculares congénitas.
A especialista, uma das mais importantes a nível mundial, está em Alvor, Portimão, onde participa num encontro médico-científico internacional realizado pela InVENTS, onde serão dados a conhecer os grandes avanços realizados na área das células estaminais e e as suas múltiplas aplicações nas várias áreas da Medicina.
Dörthe Schmidt referiu que o seu grande objectivo é desenvolver uma válvula a partir de células do próprio paciente – recolhidas do cordão umbilical, aquando do parto, ou até do líquido amniótico, durante a gravidez – que possa "crescer com a criança", evitando assim submetê-la a intervenções cirúrgicas sucessivas, necessárias porque "os materiais até agora utilizados não podem crescer com o corpo". E adiantou que "1% dos recém-nascidos sofre de defeitos congénitos no coração".
A especialista já conseguiu criar válvulas e mantê-las a funcionar, em ovelhas, até quatro meses. Admite, contudo, que no prazo de dez anos essa técnica possa estar já a ser aplicada em humanos. Entretanto, continuam os ensaios de longa duração, em animais, para "garantir a segurança e o bom funcionamento das válvulas".

domingo, 26 de outubro de 2008

Saber Estar

Vicky Fernandes lança um mero livro de etiqueta é sobretudo um livro que realça a importância da comunicação e imagem nas relações do nosso quotidiano e fornece importantes conselhos para o ajudar a atingir os objectivos que pretende.
É um livro que o ajudará numa entrevista para um emprego, para levar negociações de um contrato a bom porto, para saber receber e ser recebido e mais do que causar uma boa primeira impressão trata-se de aprender como ter sucesso com facilidade.
Não há um único político, empresário ou actor com sucesso que não utilize vários ou todos os conselhos reproduzidos neste livro.
Porque no mundo em que vivemos são os detalhes que fazem a diferença, é fundamental que esteja preparado para todas as ocasiões.

Coração de PeDrA

domingo, 19 de outubro de 2008

Tá na hora da caminha...

vamos lá dormir com o Cavaquinho


Chiuuuuuuu... ate amanhã

Conquistar o Impossivel

Quero ter força para lutar pelos meus objectivos... continuo perdida

domingo, 12 de outubro de 2008

Adversidade

Se alguma coisa se te opõe e te fere, deixa crescer. É que estás a ganhar raízes e a mudar. Abençoado ferimento que te faz parir de ti próprio.

(Saint-Exupéry)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Amor verdadeiro

Não adianta sonhar ... Este tipo de amor nao existe..

1ª licença para clonagem de embriões humanos

O governo australiano emitiu a primeira licença para permitir aos cientistas criar embriões humanos clonados, cujo fim é tentar obter células estaminais embrionárias. A licença foi concedida à empresa de fertilização 'in-vitro' IVF, sedeada em Sydney, que tem acesso a 7.200 ovos humanos para pesquisa. Se a IVF for bem sucedida, será a primeira a nível mundial, afirmou o Conselho de Saúde Nacional e Pesquisa Médica (NHMRC), organismo que emitiu a licença. Cientistas de outros países conseguiram criar células estaminais que pensam ser semelhantes às células embrionárias, com recurso a várias técnicas, mas ninguém conseguiu ainda extrair células estaminais embrionárias de embriões humanos clonados. A Austrália proibiu a pesquisa para clonagem terapêutica até Dezembro de 2006, altura em que surgiu um voto inédito no parlamento nacional que acabou com o impedimento. Contudo, a clonagem humana para efeitos reprodutivos é expressamente proibida. John Finlay, presidente do comité licenciador do NHMRC, avisou que a pesquisa da IVF vai ser monitorizada com muita atenção. "Foi-lhes concedida uma licença para clonagem terapêutica. Têm que parar aí". Por isso, os cientistas não estão autorizados a atingir a fase fetal. "Podem ir até à fase que se chama blastocisto. Têm que parar nesse ponto", explicou [o blastocisto é um embrião numa fase muito prematura, ainda não implantado no ventre]. Assim, segundo Finlay, os cientistas vão tentar criar células estaminais a partir de doentes com deficiências. As primeiras células estaminais extraídas serão usadas para testar novos medicamentos com a finalidade de combater problemas como a distrofia muscular ou a doença de Huntington. Numa fase mais avançada, a clonagem terapêutica será utilizada para produzir tecido corporal equivalente ao do paciente. A Sydney IVF foi a primeira a extrair células estaminais de embriões australianos em 2004 e, desde então, extraiu e cultivou mais dez colónias de células estaminais embrionárias desta forma.
AVANÇEM COM AS INVESTIGAÇÕES RAPIDAMENTE

terça-feira, 7 de outubro de 2008

domingo, 5 de outubro de 2008

Para rir ou ... nem por isso

Como hoje Portugal comemora a implantação da Republica fica aqui uma pequena brincadeira ou será um pedido de ajuda para salvar o pais...

Encontrei o homem perfeito :-)

 Recados Para Orkut

Resultado de uma longa espera...

Presidente diz que tempos difíceis não podem ser disfarçados

O Presidente, Cavaco Silva afirmou que Portugal vive “tempos difíceis”, registando “fracos índices de crescimento económico”, realidade que disse não poder ser iludida pelos agentes políticos.

“O que é vivido pelos cidadãos não pode ser iludido pelos agentes políticos. Quando a realidade se impõe como uma evidência, não há forma de a contornar”, declarou Cavaco Silva no discurso que proferiu nas comemorações do 5 de Outubro, em Lisboa.

“Portugal tem registado fracos índices de crescimento económico. Afastámo-nos dos níveis de prosperidade e de bem-estar dos nossos parceiros europeus. Ainda não invertemos a insustentável tendência do endividamento externo”, afirmou o chefe de Estado.

Guimarães vai ter instituto de medicina regenerativa

A construção, em Portugal, do instituto científico europeu, vocacionado para a investigação em engenharia de tecidos e medicina regenerativa, vai começar no próximo mês. Instalado no AvePark, em Guimarães, este centro - que será sede para a rede de excelência que congrega cerca de 20 grupos europeus de topo no que diz respeito à reconstrução de tecidos como ossos e cartilagens - vai permitir ainda o lançamento de uma spin-off com actividades empresariais na área dos suportes poliméricos e das células estaminais adultas.

No âmbito do sexto programa- -quadro da Comissão Europeia, o grupo 3B's, da Universidade do Minho (UM), ficou a coordenar a Expertissues, a única Rede de Excelência em engenharia de tecidos humanos contemplada por financiamento comunitário (de 7,3 milhões de euros). Assegurar a permanência da coordenação da rede em Portugal implicava a construção de um edifício-sede, mas faltou ao longo de todo o ano de 2005 apoio do Governo.

O grupo português ultrapassou esse constrangimento e, entre UM e Câmara de Guimarães, foi encontrada a solução no parque de ciência e tecnologia da cidade-berço de Portugal. O concurso público foi lançado em Julho e explica Rui Reis, do grupo 3B's, "as obras deverão começar em Outubro e estar prontas dentro de um ano".

Ciência nacional

O edifício irá também receber o laboratório do grupo da UM, que está actualmente a trabalhar com a Universidade de Trás-os-Montes, num projecto de medicina regenerativa com modelos animais. Este estudo envolve a reconstrução de osso e cartilagem, a partir de células estaminais retiradas da medula óssea e da gordura, em cabras, "um excelente modelo para os humanos". Rui Reis explica que o objectivo é conseguir induzir "diferenciação dupla das células, em osso e cartilagem, para tratar problemas osteocondrais, por exemplo, dos joelhos". E este é um projecto que tem tido "resultados muitos interessantes".

O grupo tem trabalhado na obtenção e diferenciação de células estaminais humanas adultas. E tem havido solicitações de médicos para avançar para os domínios da clínica, mas explica Rui Reis, "as condições laboratoriais actuais ainda não o permitem e isso será alterado com o novo edifício".

'Spin-off'

Este edifício do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa contará ainda com uma empresa, no último piso. Os responsáveis do 3B's estão agora contratualizar o investimento, com empresas de capital de risco, para o lançamento da spin-off que terá, para já dois ramos de actividade. O primeiro destina-se ao mercado dos suportes poliméricos - para os quais existe "uma grande procura sem resposta" - por parte de grupos de investigação e universidades. Outra actividade será no campo das células estaminais, para aplicações médicas.

As células que fascinam o "Santos lab"

Miguel Ramalho-Santos trabalha numa das áreas mais controversas da investigação científica, as células estaminais, numa espécie de oásis para quem se debruça sobre este tema - a Califórnia. O cientista português faz ciência nos EUA e em plena crise financeira mundial recebeu um milhão e meio de dólares, o que lhe vai dar para sorrir durante os próximos cinco anos. Torce por Barack Obama e vai votar nas eleições do dia 4 de Novembro. Na porta há uma placa que indica o nome do laboratório. Lê-se "Santos Lab". Aqui os laboratórios ganham o nome dos investigadores. E aqui é onde labora Miguel Ramalho-Santos, o investigador português a trabalhar na Escola Médica da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que acabou de ganhar um milhão e meio de dólares (pouco mais de um milhão de euros), atribuídos pelo National Institute of Health (NIH), para estudar a genética molecular das células estaminais embrionárias de ratinhos. É mais do que o dinheiro do Nobel (ou mais do que o milionário e português Prémio Champalimaud) para desbravar caminho numa das áreas mais controversas e promissoras da biomedicina. "É excelente. A maior vantagem é poder dedicar-me totalmente à investigação nos próximos cinco anos e não pensar em preencher papelada para conseguir financiamento. "Miguel Ramalho-Santos, 36 anos, recebeu este financiamento do NIH para se debruçar, para já, em estaminais embrionárias de ratinhos. Mas também tem em curso projectos com embrionárias humanas. À partida, quando se fala em células estaminais embrionárias pensa-se na busca do Eldorado da medicina regenerativa - a regeneração e cura de qualquer lesão. A capacidade pluripotente destas células, ainda indiferenciadas, sem papel específico no organismo, capazes de se transformarem em células de qualquer órgão do corpo, aguça a imaginação dos leigos e a perícia dos investigadores na busca dessa cura para todas as doenças. Mas não é isso que Miguel Ramalho-Santos procura: "Não sou clínico. O que tento perceber é a genética molecular destas células: como é que elas funcionam, quais os genes que estão por trás da sua evolução. Eu aposto na investigação básica. Quero saber como esta pluripotência é regulada em termos genéticos, o que pode indicar o caminho para a reprogramação da função das células."E o caminho inverso, sobre como conseguir reprogramar células adultas e fazer com que regridam às suas capacidades embrionárias, também lhe interessa: "Como é possível trazer uma célula adulta de regresso à sua fase de pluripotência?" Depois, explica, a aplicação clínica deste trabalho poderá vir então a ser aplicada por outros colegas. "Estas células exercem em mim um grande fascínio. E um dos aspectos mais fascinantes é a sua pluripotência. Qualquer tipo de células do nosso corpo pode ter origem em células estaminais", diz. Os embriões não são a única fonte destas cobiçadas células estaminais. Há estaminais no sangue, no cordão umbilical e até na mucosa olfactiva. Mas a sua capacidade pluripotente é muito reduzida. Têm é a vantagem de não levantar problemas éticos. As linhas de células estaminais mais cobiçadas pela ciência têm origem em embriões excedentários das técnicas de reprodução medicamente assistida que se tornam inviáveis ou que já não vão ser usados pelos casais (está mundialmente afastada, desde a assinatura da Convenção para a Protecção dos Direitos do Homem e da Dignidade do Ser Humano, ratificada por Portugal, a hipótese de criar embriões humanos para uso exclusivo de investigação científica).Oásis no deserto. Mas a difícil questão de definir quando começa a vida - se na concepção se no nascimento - divide a comunidade científica e principalmente a política em torno das estaminais embrionárias. Este é um problema em todo o mundo. Na concepção republicana e conservadora da Administração Bush a vida começa no momento da concepção. É por isso proibido o financiamento público a investigação com estaminais, excepto linhas celulares já existentes antes de Agosto de 2001.É certo que a Califórnia, onde Miguel Ramalho-Santos chegou há sete anos, é um oásis no deserto americano para quem investiga com estaminais embrionárias. O estado destacou-se desta opção da política federal para a área da investigação com embriões e aprovou, num referendo em 2004, o financiamento público nesta área. "As condições são excelentes depois do referendo. Mas teve de se criar uma espécie de NIH da Califórnia para controlar estes financiamentos." Por estas razões e por outras, como o facto de o financiamento para a ciência ter decrescido acentuadamente na era Bush (tinha duplicado no tempo de Clinton), Miguel Ramalho-Santos, que nasceu nos Estados Unidos e tem dupla nacionalidade, não tem dúvidas em apoiar os democratas nas eleições do dia 4 de Novembro. "É difícil não torcer por Barack Obama", justifica. "Aqui [no laboratório] torcemos todos pelos democratas. E será difícil fazer pior" do que os republicanos têm feito.Filho de investigadores - do sociólogo Boaventura Sousa Santos e de Maria Irene Ramalho, professora de Literatura Portuguesa na Universidade de Coimbra -, Miguel Ramalho-Santos reconhece que o meio em que cresceu se tornou importante na opção de vida que acabou por tomar. "Os meus pais sempre estimularam muito os nossos interesses [dele e do irmão João, investigador do departamento de zoologia da Universidade de Coimbra], quer na investigação científica quer na literatura.Talvez por isso também tenha dado alguns passos na área da escrita: publicou já dois livros em Portugal, Cabo Norte (escrita de viagens, de 1998) e Auto (romance, de 2006). Mas agora confessa que o seu projecto é outro. O filho chama-se Rafael e tem dois meses. "Tento não ultrapassar as oito horas de trabalho no laboratório. E aproveito o sono dele para me concentrar em casa."Miguel Ramalho-Santos não pensa regressar a Portugal, de onde saiu depois de se ter licenciado em Biologia na Universidade de Coimbra. "Vim para aqui há 11 anos, para fazer o doutoramento em Harvard, onde estive cinco anos... Em termos definitivos, não me preocupo com o regresso a Portugal", confessa, apesar de lembrar os projectos que desenvolve com grupos portugueses e de tentar atrair alunos portugueses para o "Santos Lab". "Tenho excelentes relações com várias instituições em Portugal, nomeadamente com a Universidade de Coimbra e com o Instituto Gulbenkian de Ciência. E tenho um aluno português há quatro anos comigo. Tenho interesse em formar mais gente aqui."

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Proverbios do mês

Em Outubro sê prudente: guarda pão, guarda semente.
Em Outubro, o fogo ao rubro.
Em Outubro, paga tudo.
Logo que Outubro venha, procura a lenha.
Outubro meio chuvoso, torna o lavrador venturoso.
Outubro quente traz o diabo no ventre.
Outubro suão, negaças de Verão.
Quando Outubro for erveiro, Guarda para Março o palheiro.
Se em Outubro te sentires gelado, lembra-te do gado.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Missão da Cegonha


Três cegonhas estão a voar e uma pergunta à outra :

- Para onde é que vais?

- Vou a casa dum casal que está há 10 anos a tentar ter um filho.

- Que bom!

- E tu?

- Eu vou a casa duma senhora que nunca teve filhos. Levo-lhe aqui um lindo rapaz.

- Que bom! Vais deixá-la muito feliz.

- E tu? - perguntam as 2 à terceira cegonha.

- Eu? Eu vou ao Convento das Freiras. Nunca levo nada, mas prego-lhes com cada susto!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Portugal actual

Mais MEDALHAS para Portugal

Portugal conquistou mais três medalhas em Pequim. Com a prata e o ouro de João Paulo Fernandes e da prata de António Marques, sobe para cinco o total de medalhas obtidas no torneio de boccia dos Jogos Paralímpicos.
A última medalha conquistada já estava garantida. Faltava saber de que metal seria. Calhou prata, no torneio de boccia por equipas BC1/BC2, com os atletas lusos a perderem com a Grã-Bretanha no jogo decisivo por 8-4.
Com a prata alcançada por Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira, João Paulo Fernandes e António Marques, Portugal fecha a sua participação no boccia com cinco medalhas (uma de ouro, três de prata e uma de bronze).
Depois de no torneio individual de BC1, João Paulo Fernandes ter renovado o título de campeão paralímpico, numa final que disputou contra António Marques, que arrecadou a prata, Portugal conquistou hoje mais três medalhas.
Em pares BC3, Armando Costa, Mário Peixoto e Eunice Raimundo chegaram ao bronze depois de venceram uma representação da Tailândia, enquanto em pares BC4, Bruno Valentim e Fernando Pereira conquistaram a medalha de prata, após terem perdido com uma dupla brasileira.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

a Rosa

Um certo homem plantou uma rosa e regou-a convincentemente, e antes de desabrochar, ele examinou-a. Ele viu o rebento que iria florir em breve e também os espinhos. E pensou, "Como pode uma flor bonita vir de uma planta carregada de tantos espinhos?"...Entristecido por este pensamento, ele deixou de regar a rosa, e antes de estar pronta a florir, ela morreu. Assim se passa com muitas pessoas. Dentro de cada alma está uma rosa. As qualidades plantadas em nós à nascença crescem entre os espinhos dos nossos defeitos. Muitos de nós analisamo-nos e só vemos os espinhos, os defeitos. Desesperamos, pensando que nada de bom poderá possivelmente sair de nós. Negligenciamos a rega do que há de bom dentro de nós, e eventualmente isso morre. Nunca chegamos a perceber o nosso potencial. Algumas pessoas não vêm a rosa dentro delas próprias; é preciso alguém lhes mostrar. Uma das maiores bênçãos que uma pessoa pode ter, é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro dos outros. Esta é a característica do amor, olhar para alguém, e sabendo dos seus defeitos, reconhecer a notabilidade da sua alma, e ajudá-lo a perceber que consegue ultrapassar os seus defeitos. Se lhe mostrarmos a rosa, ela vencerá os espinhos. Então ela florescerá, com trinta, sessenta ou cem pétalas, conforme lhe tenha sido dado. O nosso dever neste mundo é ajudar os outros mostrando-lhes as suas rosas e não os seus espinhos. Somente então atingiremos o amor que devemos sentir pelo próximo; somente então podemos florir no nosso próprio jardim."Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade. "

Ralph Waldo Emerson

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Para ler ... e reflectir

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'. O professor pegou então numa caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'. Logo, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos,nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é só areia.' Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse: Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre há lugar para tomar um café com um amigo'.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Medalhas para Portugal

Portugal conquistou hoje as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, com João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas2004 no torneio de boccia (BC1) e António Marques a ficar com a medalha de prata.
João Paulo Fernandes venceu António Marques no jogo para atribuição do ouro por 8-1 (2-0, 2-0, 4-0 e 0-1). A medalha de bronze foi para o irlandês Gabriel Shelly, que venceu o chinês Yi Wang.
Esta foi a segunda vez na história dos Jogos Paralímpicos que dois atletas portugueses se defrontaram na final de um torneio de boccia.
Isto sim, orgulho de ser Portuguesa......

sábado, 6 de setembro de 2008

sEmPre Grato

Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nunca mais

A tua face será pura limpa e viva
Nem o teu andar como onda fugitiva
Se poderá nos passos do tempo tecer.
E nunca mais darei ao tempo a minha vida.
Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
A luz da tarde mostra-me os destroços
Do teu ser.
Em breve a podridão
Beberá os teus olhos e os teus ossos
Tomando a tua mão na sua mão.
Nunca mais amarei quem não possa viver
Sempre,
Porque eu amei como se fossem eternos
A glória, a luz e o brilho do teu ser.
Amei-te em verdade e transparência
E nem sequer me resta a tua ausência.
És um rosto de nojo e negação
E eu fecho os olhos para não te ver.
Nunca mais servirei senhor que possa morrer.


(Sophia de Mello Breyner)

Emagreça sem esforço - Biocavity -

Esta foi a solução de Cristina Ferreira
O BIOCAVITY é um aparelho específico de Ultrasons, de baixa frequência, capaz de distribuir ondas pressorizadas que geram BOLHAS CAVITACIONAIS, actualmente o mais evoluído instrumento para o tratamento dos tecidos adiposos e da celulite.
O Biocavity produz no tecido adiposo milhões de bolhas cavitacionais que crescem até implodirem, com a consequente emissão de ondas de choque, que desfazem o tecido adiposo. A gordura emulsionada, será naturalmente eliminada através do sistema linfático.
O BIOCAVITY, com um design moderno e cativante, é dotado de 2 manípulos diferentes: um com emissão linear e outro focalizado. Este sofisticado sistema
tecnológico, extremamente específico, eficaz e não invasivo, permite um tratamento de redução da celulite e, seja nos homens ou nas senhoras, uma desagregação dos tecidos adiposos localizados.

Medicina Estética : O método testado pela primeira vez em duas pesquisas com 200 pacientes com “alguns centímetros a mais”.
Os estudos confirmam a eficácia : adeus à celulite e à gordura localizada, sem necessidade de recorrer à lipoaspiração.
Um corte às curvas sem bisturi ! É a promessa de um método que todavia não é adaptável a todos !
Para quem quer dar um “corte” aos centímetros a mais mas, a ideia de sala operatória + recuperação não lhe é simpática e agradável, existem desde há três anos dezenas de clínicas privadas italianas que propõem a CAVITAÇÃO por ultra-sons.
Um método que obteve agora a aprovação dos investigadores, depois de apresentados dois estudos conduzidos em Espanha e nos Estados Unidos da América, sobre pouco menos de 200 pessoas : os ultra-sons por cavitação reduzem alguns centímetros à circunferência do abdómen, coxas e lombares em uma só sessão, com resultados que se vêem de imediato, e duram meses, se aliados ao exercício físico e alimentação saudável.
Parece muito fácil para ser verdade: basta deitar-se confortavelmente numa marquesa e deixar-se “massajar” durante 1 hora, 1 hora e meia, nas zonas críticas, com um aparelho que produz ultra-sons, isto é, ondas sonoras de alta-frequência.
O mesmo tipo de onda usada nas ecografias mas, focalizada debaixo da pele : visualmente não têm efeito mas, no ponto em que se concentram.
Comportam-se como uma onda de choque com uma energia elevadíssima, suficiente para romper a célula adiposa. Durante o tratamento, os ultra-sons emitem de modo intermitente, assim, a pele e os tecidos circundantes não entram em sobreaquecimento, sendo o seu efeito selectivo.
As células adiposas atingidas “desincham” libertando assim os lípidos : depois pensa o fígado como metabolizar para os eliminar, como se tivessemos tido uma refeição pesada. Sem aumentar a gordura no sangue ou sobrecarregar o fígado, como demonstram as análises e ecografias hepáticas dos pacientes envolvidos neste estudo experimental.

Avança SeMpRe!

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.
Mas é importante não parar.
Mesmo um pequeno avanço na direcção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se não conseguires fazer uma coisa grandiosa hoje, faz alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Por isso continua a andar e a fazer.
O que parecia estar fora de alcance de manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se continuares a caminhar em frente.
A cada momento intenso e apaixonado que tu dedicas ao teu objectivo, ficas cada vez mais aproximaste dele.
Se parares completamente é muito mais difícil começares tudo de novo.
Então continua a andar e a fazer.
Não desperdices o que já construiste.
Vai mais rápido quando puderes. Vai mais devagar quando fores obrigado. Mas, seja, lá o que for, continua. O importante é não parar!!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Tudo é possivel... Elefante toxicodependente

Afinal, não são só os humanos que têm problemas com droga. Xiguang, um elefante de 4 anos, ficou viciado em heroína e só com muitas doses (de elefante) de metadona é que o animal ficou livre do martírio.
O paquiderme ganhou o vício em 2005, quando foi ilegalmente capturado numa floresta do sudoeste da China. A polícia acredita que os criminosos deram bananas injectadas com heroína a Xiguang para controlar a sua raiva.
No ano passado, as autoridades chinesas prenderam os traficantes de animais. Após alguns exames veterinários, foi descoberto que Xiguang sofria todos os sintomas normalmente associados aos toxicodependentes em período de ressaca.
O elefante foi então enviado para uma reserva animal, onde recebeu um ano de tratamento à base de metadona. Todos os dias, Xiguang recebeu uma dose cinco vezes maior àquela que é dada aos toxicodependentes em recuperação.
Agora, as autoridades chinesas dizem que Xiguang está curado, e o elefante chega sábado à sua nova casa: uma enorme reserva animal .

Letra da musica Intervalo - Per7ume

Vida em câmara lenta,
Oito ou oitenta,
Sinto que vou emergir,
Já sei de cor todas as canções de amor,
Para a conquista partir.
Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…
Vida à média rés,
Levanta os pés
Não vás em futebois, apesar…
Do intervalo, que é quando eu falo,
Para não me incomodar.
Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…
Não me deixes já
A história que não terminou
Não me deixes…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Noticia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…

Mamma Mia!!

Embarca numa festa inesquecível! Esta é a história de uma jovem noiva (Amanda Seyfreid) que quer encontrar o seu verdadeiro pai. Para o seu casamento, e para desespero de sua mãe (Meryl Streep), convida os três potenciais candidatos (Colin Firth, Pierce Brosnan e Stellan Skarsgard). Realizado por Phyllida Lloyd, este filme apresenta os sucessos dos anos 70 do Grupo ABBA, protagonizados pelos actores Meryl Streep, Colin Firth, Pierce Brosnan, entre outros.

Aqui fica o trailler do filme...

A Diferença entre força e coragem

É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda.
É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida.
É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los.
É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para faze-lo parar.
É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.
Se sentes que te faltam a força e a coragem, espero que Deus que te possa abraçar com Calor e com todo o seu Amor !

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Google lança Google Chrome

A Google lançou o Google Chrome, um novo browser em código aberto que pretende melhorar a navegação na internet aos utilizadores de todo o mundo. Disponível na versão Beta em 43 idiomas, entre os quais o português, o Google Chrome baseia-se na simplicidade e na sofisticação.
O Google Chrome terá uma barra combinada de pesquisa e de endereços, separadores que funcionam de forma autónoma e informações sobre os sites mais visitados, as pesquisas mais recentes.

Red Bull Air Race montado no Parque da Cidade

O Parque da Cidade, no Porto, está transformado pelo segundo ano consecutivo no aeroporto para os aviões e pilotos da Red Bull Air Race. A corrida mais louca do mundo realiza-se nos dias 6 e 7 nas margens do Porto e Gaia mas hoje os portuenses já puderam ver e ouvir os fórmula 1 dos céus.
Quando faltam apenas duas corridas para o final do campeonato, a do Porto e que se realiza em Novembro em Perth, Austrália, o vencedor ainda não está definido sendo crucial a vitória na pista portuguesa, a mais rápida de todas.
Velocidade é essencial para chegar aos lugares do pódio mas os pilotos preferem as pistas mais técnicas, que obrigam a manobras mais apertadas.
«Como piloto prefiro pistas onde é necessário pensar mais e manobrar mais o avião, mas como tenho um avião bastante rápido esta pista pode ajudar a chegar ao primeiro lugar», disse o piloto austríaco, Hans Arch, que se encontra na primeira posição com o mesmo número de pontos de Paul Bonhomme, um dos favoritos a campeão.
O dia de hoje será totalmente dedicado a treinos, afinações e reparações. Mike Mangold, que venceu o campeonato do ano passado, está com um desempenho mais fraco e chega a Portugal com alguns problemas na bomba de óleo do avião. No hangar de Mangold, enquanto se tratam das afinações, ouve-se música circense. «O circo chegou à cidade», diz Mangold bem humurado. Mangold afirma que a equipa está «a tentar resolver os problemas técnicos e se tudo correr bem vamos conseguir ter o avião preparado para a corrida».

5 cafés para contar história do Porto

Existem há muitos anos. Estão recheados de história. Guarany, Christina, Ceuta, Piolho e Majestic são cafés da Baixa da cidade do Porto que sobreviveram às guerras mundiais, ao regime salazarista... Todos ainda estão abertos ao público. Se chegou agora de férias, conheça os segredos dos locais que poderão fazer parte da sua rotina.
  1. Em frente ao Mercado do Bolhão localiza-se um dos mais antigos cafés da cidade Invicta. Surgiu em 1804, pela mão do comerciante José Iria Carvalhal, com o fabrico de chocolates e torrefacção de café, na extinta Rua do Bispo. O nome surge apenas em 1913, quando José Carvalhal se casa com D. Christina Ribeiro e, por questões ligadas ao coração, transfere o nome da sua amada para o nome do estabelecimento. Após falecimentos dos dois, a casa é transmitida a Rosa Guilhermina de Carvalho, que a tornou um dos mais prestigiados espaços do Porto.
    Em 1920, durante o esplendor da 'Belle Époque', são adquiridos novos equipamentos de torrefacção de café, sendo a casa transferida para a Rua Sá da Bandeira, onde ainda hoje funciona, pertencendo à Nestlé Portugal, desde 1987.
    "Ao passar pela rua é normal sentir o cheiro do café", confessa o actual proprietário, António Soares, que fala orgulhosamente do seu espaço que, em 2004, comemorou o bicentenário. Este ano foi completamente renovado
  2. Localizado numa das artérias mais movimentadas do Porto, a Avenida dos Aliados, o café Guaranay dispensa apresentações. Fundado em 1933 e conhecido como o 'café dos músicos', caracteriza-se por ter um ambiente requintado, conjugando tradição com qualidade.
    O seu nome advém de uma tribo de índios, os Guarany, que constituiam a maior nação do século XVII, no Brasil. As pinturas "Senhores da Amazónia", de Graça Morais, são uma das marcas do espaço, ocupando uma das paredes do salão.
    Visitado diariamente por muitos turistas, o Guarany cativa o público com os seus serões de música, principalmente de fado e bossa nova.
  3. No centro histórico da cidade localiza-se o café Piolho, assim apelidado pelos estudantes. Nasceu em 1909 baptizado como Café Âncora D'ouro, sendo desde sempre um dos locais preferidos dos estudantes universitários para "tomar um copo" antes de partirem para os bares ou discotecas da noite portuense.
    Proprietário desde 1979, Edgar Gonçalves conta que ninguém conheçe o seu estabelecimento pelo nome verdadeiro. "Se nos Aliados perguntarem onde é o Âncora D´ouro, ninguém conhece. Mas se por acaso falarem em Piolho, todos sabem onde é".
    O mesmo café que em 2009 comemora 100 anos, pertenceu durante muito anos à família dos Reis Lima, passando de geração em geração.
    Uma das características mais interessantes são as paredes interiores, que se encontram repletas de lápides, compostas por frases de jovens estudantes, em homenagem ao Piolho.
  4. Mandado construir por Ferreira dos Santos, em 1953, o café Ceuta, situado numa rua com o mesmo nome, foi durante muitos anos local de ponto de encontro de amigos. Ministros, deputados e alguns dos membros da famíla Sá Carneiro frequentaram o Ceuta, que, "há alguns anos por esta altura, estava completamente cheio. Hoje nem por isso, o que é uma pena...", lembra Caciano Mota, o dono do estabelecimento, com 75 anos.
    A decoração, totalmente alusiva à conquista de Ceuta, é uma das particularidades. "Quando vim para aqui, neste local estavam figuras mitológicas, que retratavam as quatro estações, mas não as consegui conservar...", conta desanimado. Acrescenta que "tinha clientes tão assíduos, que, quando não vinham, ligavam a pedir desculpa".
  5. Da autoria do arquitécto João Queirós, o luxuoso e requintado café Elite, que mais tarde passou a designar-se Majestic, surgiu a 1 7 de Dezembro 1921. Localizado numa das ruas com maior movimentação a nível de comércio, a Rua de Santa Catarina, o espaço não necessita de apresentações... A história do Porto dos anos 20, das tertúlias políticas, dos debates de ideias, dos escritores e artistas está presente neste café histórico. Visitado sobretudo por turistas, o aristocrático Majestic é um dos pontos de passagem obrigatórios da cidade.

Acredita em ti!!

Não importa do que é o mundo
O importante, são os teus sonhos...
Não importa o que tu és
O importante é o que tu queres ser...
Não importa onde tu estás
O importante é para onde tu queres ir...
Não importa o porquê
O importante é o querer ...
Não importa as tuas mágoas
O importante, são as tuas alegrias...
Não importa o que tu já passaste
O passado guarda-o na tua lembrança ...
Não vejas; apenas olha...
Não escutes; apenas ouve...
Não toques; sente...
O mundo é um espelho;
não sejas apenas um reflexo
Só acreditando no futuro tu conseguirá a paz
para alcançar os teu sonhos...
Afinal, o que importa ?
. . . Tu

terça-feira, 2 de setembro de 2008

7 Caracteristicas das pessoas bem sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem sucedida? Vários factores contribuem para que isso aconteça. Mas existem algumas características que essas pessoas têm em comum. Veja, abaixo, quais são :
1 - Todas elas trabalharam duro para conseguir. Não há dinheiro fácil no mundo. O sucesso exige muito trabalho, e só é alcançado pelos que se dispõem a enfrentar esse trabalho.
2 - Pessoas bem sucedidas são honestas. O sucesso por meios desonestos dura pouco. O vendedor mentiroso e enrolador pode garantir a primeira venda, mas certamente nunca irá criar clientela...
3 - Pessoas bem sucedidas são perseverantes. Tentam até conseguir.
4 - Pessoas bem sucedidas são, na maioria das vezes, amigáveis e gostam de pessoas. É isso que permite que tenham facilidade em estabelecer contacto e em liderar outros, quando necessário.
5 - Pessoas bem sucedidas gostam de aprender coisas novas. Durante toda a vida. Aprender significa crescer. Curiosidade intelectual é a chave para uma das maiores vantagens na competição profissional - a informação actualizada. Aprender significa não só adquirir novos conhecimentos profissionais. Significa, também, aprender com os próprios erros.
6 - Pessoas bem sucedidas sempre entregam mais do que prometem. Essa é uma regra de ouro - promete menos, entregue mais. Assim, não criam expectativas desnecessárias. E, ao entregar o que prometeu, causará uma agradável surpresa ao entregar mais do que prometeu.
7 - Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo queixando-se , porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa...
Depois de ver estas características, faça uma pequena avaliação de si mesma. Qual delas é mais importante? Qual é a que considera indispensável? Qual gostaria de incorporar ao seu comportamento profissional? Que tal escolher uma delas e "trabalhar" no seu desenvolvimento durante o próximo mês? Se realmente se aplicar, verá que os resultados podem ser muito bons.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Violência doméstica causa mortes

A violência doméstica atinge fundamentalmente as mulheres. Hoje em dia morrem mais mulheres vítimas de violência de género do que, por exemplo, de cancro da mama. Este ano, são já 31 as mulheres assassinadas, mais que em 2007.
Os autores dos crimes são os maridos, ex-maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados ou ex-namorados.
Cada vez com maior frequência, o uxoricídio (homicídio de mulheres nas relações de intimidade) e tentativas de assassinato e agressões constituem notícia nos órgãos de comunicação social.
Em Portugal, em cada três mulheres, uma é ou foi, vítima de violência doméstica. É um número elevado, chocante, real e o drama é transversal atingindo todas as classes sociais, idades, culturas, e grau académicos.

Se for agredida poderá:

Gritar, pedir socorro, procurar refúgio e auxílio em casa de vizinhos, amigos ou PSP (estas atitudes que podem reduzir ou acabar com a agressão).

Dirija-se a um Hospital ou Posto Médico para ser observada.

Apresente queixa na PSP ou qualquer outro órgão de policia criminal (as pessoas que presenciaram poderão servir de testemunhas).


Se pretende sair de casa, saiba que:

A lei protege-a quando há motivos sérios para abandonar o lar.

Se receia pela sua integridade física ou psicológica, pode sair de casa e levar os seus filhos, pois o seu objectivo é defender-se e evitar novas agressões. Contudo, deve dizer a alguém (familiares, vizinhos, amigos,...) o motivo porque saiu de casa.

Não perde o direito de lhe atribuírem o poder paternal dos seus filhos.

E em caso de divórcio, tem o direito de pedir a pensão de alimentos, de voltar a morar na casa de família e direito ao recheio da mesma e outros bens.


Se o seu marido/companheiro a expulsou de casa:

Deve pedir ajuda à PSP ou outro órgão de polícia criminal.


Contactos

TELEFONES S.O.S."Vítimas de violência"Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) – É uma instituição governamental para a promoção da igualdade e direitos e oportunidades das mulheres. Possuem um gabinete de informação e consulta jurídica e uma linha verde de informação a vítimas de violência doméstica – 800202148, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Associação Portuguesa de Apoio á Vítima (APAV) – Possuem um alinha telefónica de informação e apoio a vítimas – 707200077, dias úteis das 10.00 - 13.00 / 14.00 – 17.00.

PSP / GNR – Estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Recebem as queixas e encaminham para instituições de apoio e hospitais. Dirigem-se á residência da vítima quando recebem uma chamada, com pedido de ajuda.

Números nacionais:

- SOS Mulher 808 200 175 (Linha Azul)

- Informação Mulher Vítima de Violência: 800 202 148

- Solidariedade à Mulher : 808 202 710

Proverbios do mês

Setembro

Em Setembro, ardem os montes, secam-se as fontes.
Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.

domingo, 31 de agosto de 2008

sábado, 30 de agosto de 2008

ReWalk


O exoesqueleto, denominado por ReWalk,foi desenvolvido por Amit Goffer, director da Argo Medical e inventor da ideia. Após o seu trágico acidente em que ficou tetraplégico, Amit dedicou-se a esta causa originando um projecto avaliado em 30 milhões de dólares. O ReWalk é constituído por motores de corrente contínua, baterias recarregáveis, suporte para os membros superiores, um conjunto de sensores que interagem com o utilizador e um sistema de controlo.


Ao ser activado, o ReWalk detecta os movimentos da parte superior do corpo iniciando-se então a caminhada. De forma a manter a estabilidade e segurança do procedimento, são utilizadas muletas de forma a auxiliar o utilizador.
Neste vídeo pudemos ver um utilizador do ReWalk, paraplégico à 20 anos.
Impressionante o facto de conseguir realizar tarefas básicas autonomamente:

_________________________________________________________
_________________________________________________________

Este exoesqueleto ajudará pessoas paraplégicas a movimentarem-se. Tarefas do quotidiano como caminhar, subir escadas, sentar e até mesmo conduzir poderá ser possível com este novo aparelho! O projecto encontra-se ainda em fase de testes mas muito bem encaminhado para ter sucesso no mercado.
O PREÇO RONDARÁ OS 14 MIL EUROS

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Nova tecnologia permite usar a língua como controlador de objectos

A nova tecnologia deverá tornar os deficientes motores mais autónomos. O objectivo é dar aos deficientes motores uma melhor qualidade de vida, inerente a uma maior liberdade de movimentos que os tornará mais autónomos.
Os investigadores acreditam que um sistema magnético, activado pela língua, pode funcionar como um computador, onde os dentes desempenham a função do teclado.
Segundo Maysam Ghovanloo, professor da Georgia Institute of Tecnhology e responsável pela investigação, esta nova tecnologia permitirá «controlar todo o ambiente com o movimento da língua».
Com o Sistema de Orientação pela Língua, o músculo funcionará como uma espécie de joystick, permitindo aos deficientes motores manipularem cadeiras de rodas, realizarem tarefas domésticas e utilizarem computadores.
O sistema será composto por sensores colocados dentro da boca que registam os movimentos da língua e os redireccionam para um receptor, após o que a informação é processada por um software que as transforma em comandos, procedendo às ordens de movimentação.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cobras funcionam como «alarme anti-roubo»

Fecho electrónico? Imobilizador via satélite? Alarme? O curandeiro sul-africano Mbuso Makhathini não usa nada disso. Para garantir a segurança do seu Audi TT nas ruas de Durban, África do Sul, uma das cidades mais violentas do país, Makhathini utiliza duas cobras píton.
Baptizadas de «Pequenina» e «Malvada», as cobras constritoras, que matam ao enrolarem-se na vítima, como uma jibóia, medem cada uma cerca de 3,5 metros. «Ninguém tem coragem de entrar no meu carro», diz o curandeiro.
Gostava de saber onde se pode comprar uma cobrinha destas, para andar mais segura nas estradas portuguesas

Vivendo por viver

domingo, 24 de agosto de 2008

Falta pouco para os jogos paralimpicos


O Comitê Organizador de Pequim 2008 apresentou as medalhas dos Jogos Paralímpicos, praticamente iguais às dos Jogos Olímpicos, tanto no desenho quanto nos detalhes, cuja principal característica é o disco de jade em alto relevo no centro. Todas as medalhas trazem o emblema dos Jogos Paralímpicos chineses rodeado por uma circunferência de jade branco nas de ouro, de jade verde claro nas de prata e de jade verde escuro nas de bronze. No reverso das medalhas aparece o emblema do Comitê Paralímpico Internacional e a inscrição "Jogos Paralímpicos Pequim 2008" em chinês, inglês e Braille. As medalhas douradas são banhadas com seis gramas de ouro puro e tanto estas como as de prata são confeccionadas sobre uma base de prata também pura. Assim como as medalhas dos Jogos Olímpicos, as dos Paralímpicos trazem também o lema do evento em Pequim: "Um mundo, um sonho".


Os Jogos Paralímpicos começarão em 6 de setembro, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos, e terminarão no dia 17 do mesmo mês.
É desta que Portugal vai ter medalhas a serio