sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Missão da Cegonha


Três cegonhas estão a voar e uma pergunta à outra :

- Para onde é que vais?

- Vou a casa dum casal que está há 10 anos a tentar ter um filho.

- Que bom!

- E tu?

- Eu vou a casa duma senhora que nunca teve filhos. Levo-lhe aqui um lindo rapaz.

- Que bom! Vais deixá-la muito feliz.

- E tu? - perguntam as 2 à terceira cegonha.

- Eu? Eu vou ao Convento das Freiras. Nunca levo nada, mas prego-lhes com cada susto!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Portugal actual

Mais MEDALHAS para Portugal

Portugal conquistou mais três medalhas em Pequim. Com a prata e o ouro de João Paulo Fernandes e da prata de António Marques, sobe para cinco o total de medalhas obtidas no torneio de boccia dos Jogos Paralímpicos.
A última medalha conquistada já estava garantida. Faltava saber de que metal seria. Calhou prata, no torneio de boccia por equipas BC1/BC2, com os atletas lusos a perderem com a Grã-Bretanha no jogo decisivo por 8-4.
Com a prata alcançada por Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira, João Paulo Fernandes e António Marques, Portugal fecha a sua participação no boccia com cinco medalhas (uma de ouro, três de prata e uma de bronze).
Depois de no torneio individual de BC1, João Paulo Fernandes ter renovado o título de campeão paralímpico, numa final que disputou contra António Marques, que arrecadou a prata, Portugal conquistou hoje mais três medalhas.
Em pares BC3, Armando Costa, Mário Peixoto e Eunice Raimundo chegaram ao bronze depois de venceram uma representação da Tailândia, enquanto em pares BC4, Bruno Valentim e Fernando Pereira conquistaram a medalha de prata, após terem perdido com uma dupla brasileira.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

a Rosa

Um certo homem plantou uma rosa e regou-a convincentemente, e antes de desabrochar, ele examinou-a. Ele viu o rebento que iria florir em breve e também os espinhos. E pensou, "Como pode uma flor bonita vir de uma planta carregada de tantos espinhos?"...Entristecido por este pensamento, ele deixou de regar a rosa, e antes de estar pronta a florir, ela morreu. Assim se passa com muitas pessoas. Dentro de cada alma está uma rosa. As qualidades plantadas em nós à nascença crescem entre os espinhos dos nossos defeitos. Muitos de nós analisamo-nos e só vemos os espinhos, os defeitos. Desesperamos, pensando que nada de bom poderá possivelmente sair de nós. Negligenciamos a rega do que há de bom dentro de nós, e eventualmente isso morre. Nunca chegamos a perceber o nosso potencial. Algumas pessoas não vêm a rosa dentro delas próprias; é preciso alguém lhes mostrar. Uma das maiores bênçãos que uma pessoa pode ter, é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro dos outros. Esta é a característica do amor, olhar para alguém, e sabendo dos seus defeitos, reconhecer a notabilidade da sua alma, e ajudá-lo a perceber que consegue ultrapassar os seus defeitos. Se lhe mostrarmos a rosa, ela vencerá os espinhos. Então ela florescerá, com trinta, sessenta ou cem pétalas, conforme lhe tenha sido dado. O nosso dever neste mundo é ajudar os outros mostrando-lhes as suas rosas e não os seus espinhos. Somente então atingiremos o amor que devemos sentir pelo próximo; somente então podemos florir no nosso próprio jardim."Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade. "

Ralph Waldo Emerson

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Para ler ... e reflectir

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'. O professor pegou então numa caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'. Logo, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos,nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é só areia.' Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse: Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, sempre há lugar para tomar um café com um amigo'.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Medalhas para Portugal

Portugal conquistou hoje as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, com João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas2004 no torneio de boccia (BC1) e António Marques a ficar com a medalha de prata.
João Paulo Fernandes venceu António Marques no jogo para atribuição do ouro por 8-1 (2-0, 2-0, 4-0 e 0-1). A medalha de bronze foi para o irlandês Gabriel Shelly, que venceu o chinês Yi Wang.
Esta foi a segunda vez na história dos Jogos Paralímpicos que dois atletas portugueses se defrontaram na final de um torneio de boccia.
Isto sim, orgulho de ser Portuguesa......

sábado, 6 de setembro de 2008

sEmPre Grato

Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nunca mais

A tua face será pura limpa e viva
Nem o teu andar como onda fugitiva
Se poderá nos passos do tempo tecer.
E nunca mais darei ao tempo a minha vida.
Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
A luz da tarde mostra-me os destroços
Do teu ser.
Em breve a podridão
Beberá os teus olhos e os teus ossos
Tomando a tua mão na sua mão.
Nunca mais amarei quem não possa viver
Sempre,
Porque eu amei como se fossem eternos
A glória, a luz e o brilho do teu ser.
Amei-te em verdade e transparência
E nem sequer me resta a tua ausência.
És um rosto de nojo e negação
E eu fecho os olhos para não te ver.
Nunca mais servirei senhor que possa morrer.


(Sophia de Mello Breyner)

Emagreça sem esforço - Biocavity -

Esta foi a solução de Cristina Ferreira
O BIOCAVITY é um aparelho específico de Ultrasons, de baixa frequência, capaz de distribuir ondas pressorizadas que geram BOLHAS CAVITACIONAIS, actualmente o mais evoluído instrumento para o tratamento dos tecidos adiposos e da celulite.
O Biocavity produz no tecido adiposo milhões de bolhas cavitacionais que crescem até implodirem, com a consequente emissão de ondas de choque, que desfazem o tecido adiposo. A gordura emulsionada, será naturalmente eliminada através do sistema linfático.
O BIOCAVITY, com um design moderno e cativante, é dotado de 2 manípulos diferentes: um com emissão linear e outro focalizado. Este sofisticado sistema
tecnológico, extremamente específico, eficaz e não invasivo, permite um tratamento de redução da celulite e, seja nos homens ou nas senhoras, uma desagregação dos tecidos adiposos localizados.

Medicina Estética : O método testado pela primeira vez em duas pesquisas com 200 pacientes com “alguns centímetros a mais”.
Os estudos confirmam a eficácia : adeus à celulite e à gordura localizada, sem necessidade de recorrer à lipoaspiração.
Um corte às curvas sem bisturi ! É a promessa de um método que todavia não é adaptável a todos !
Para quem quer dar um “corte” aos centímetros a mais mas, a ideia de sala operatória + recuperação não lhe é simpática e agradável, existem desde há três anos dezenas de clínicas privadas italianas que propõem a CAVITAÇÃO por ultra-sons.
Um método que obteve agora a aprovação dos investigadores, depois de apresentados dois estudos conduzidos em Espanha e nos Estados Unidos da América, sobre pouco menos de 200 pessoas : os ultra-sons por cavitação reduzem alguns centímetros à circunferência do abdómen, coxas e lombares em uma só sessão, com resultados que se vêem de imediato, e duram meses, se aliados ao exercício físico e alimentação saudável.
Parece muito fácil para ser verdade: basta deitar-se confortavelmente numa marquesa e deixar-se “massajar” durante 1 hora, 1 hora e meia, nas zonas críticas, com um aparelho que produz ultra-sons, isto é, ondas sonoras de alta-frequência.
O mesmo tipo de onda usada nas ecografias mas, focalizada debaixo da pele : visualmente não têm efeito mas, no ponto em que se concentram.
Comportam-se como uma onda de choque com uma energia elevadíssima, suficiente para romper a célula adiposa. Durante o tratamento, os ultra-sons emitem de modo intermitente, assim, a pele e os tecidos circundantes não entram em sobreaquecimento, sendo o seu efeito selectivo.
As células adiposas atingidas “desincham” libertando assim os lípidos : depois pensa o fígado como metabolizar para os eliminar, como se tivessemos tido uma refeição pesada. Sem aumentar a gordura no sangue ou sobrecarregar o fígado, como demonstram as análises e ecografias hepáticas dos pacientes envolvidos neste estudo experimental.

Avança SeMpRe!

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.
Mas é importante não parar.
Mesmo um pequeno avanço na direcção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se não conseguires fazer uma coisa grandiosa hoje, faz alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Por isso continua a andar e a fazer.
O que parecia estar fora de alcance de manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se continuares a caminhar em frente.
A cada momento intenso e apaixonado que tu dedicas ao teu objectivo, ficas cada vez mais aproximaste dele.
Se parares completamente é muito mais difícil começares tudo de novo.
Então continua a andar e a fazer.
Não desperdices o que já construiste.
Vai mais rápido quando puderes. Vai mais devagar quando fores obrigado. Mas, seja, lá o que for, continua. O importante é não parar!!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Tudo é possivel... Elefante toxicodependente

Afinal, não são só os humanos que têm problemas com droga. Xiguang, um elefante de 4 anos, ficou viciado em heroína e só com muitas doses (de elefante) de metadona é que o animal ficou livre do martírio.
O paquiderme ganhou o vício em 2005, quando foi ilegalmente capturado numa floresta do sudoeste da China. A polícia acredita que os criminosos deram bananas injectadas com heroína a Xiguang para controlar a sua raiva.
No ano passado, as autoridades chinesas prenderam os traficantes de animais. Após alguns exames veterinários, foi descoberto que Xiguang sofria todos os sintomas normalmente associados aos toxicodependentes em período de ressaca.
O elefante foi então enviado para uma reserva animal, onde recebeu um ano de tratamento à base de metadona. Todos os dias, Xiguang recebeu uma dose cinco vezes maior àquela que é dada aos toxicodependentes em recuperação.
Agora, as autoridades chinesas dizem que Xiguang está curado, e o elefante chega sábado à sua nova casa: uma enorme reserva animal .

Letra da musica Intervalo - Per7ume

Vida em câmara lenta,
Oito ou oitenta,
Sinto que vou emergir,
Já sei de cor todas as canções de amor,
Para a conquista partir.
Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…
Vida à média rés,
Levanta os pés
Não vás em futebois, apesar…
Do intervalo, que é quando eu falo,
Para não me incomodar.
Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…
Não me deixes já
A história que não terminou
Não me deixes…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Noticia do jornal
O quadro minimal…
Sou eu…

Mamma Mia!!

Embarca numa festa inesquecível! Esta é a história de uma jovem noiva (Amanda Seyfreid) que quer encontrar o seu verdadeiro pai. Para o seu casamento, e para desespero de sua mãe (Meryl Streep), convida os três potenciais candidatos (Colin Firth, Pierce Brosnan e Stellan Skarsgard). Realizado por Phyllida Lloyd, este filme apresenta os sucessos dos anos 70 do Grupo ABBA, protagonizados pelos actores Meryl Streep, Colin Firth, Pierce Brosnan, entre outros.

Aqui fica o trailler do filme...

A Diferença entre força e coragem

É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para baixar a guarda.
É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para ter dúvida.
É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los.
É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para faze-lo parar.
É preciso ter força para ficar sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.
Se sentes que te faltam a força e a coragem, espero que Deus que te possa abraçar com Calor e com todo o seu Amor !

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Google lança Google Chrome

A Google lançou o Google Chrome, um novo browser em código aberto que pretende melhorar a navegação na internet aos utilizadores de todo o mundo. Disponível na versão Beta em 43 idiomas, entre os quais o português, o Google Chrome baseia-se na simplicidade e na sofisticação.
O Google Chrome terá uma barra combinada de pesquisa e de endereços, separadores que funcionam de forma autónoma e informações sobre os sites mais visitados, as pesquisas mais recentes.

Red Bull Air Race montado no Parque da Cidade

O Parque da Cidade, no Porto, está transformado pelo segundo ano consecutivo no aeroporto para os aviões e pilotos da Red Bull Air Race. A corrida mais louca do mundo realiza-se nos dias 6 e 7 nas margens do Porto e Gaia mas hoje os portuenses já puderam ver e ouvir os fórmula 1 dos céus.
Quando faltam apenas duas corridas para o final do campeonato, a do Porto e que se realiza em Novembro em Perth, Austrália, o vencedor ainda não está definido sendo crucial a vitória na pista portuguesa, a mais rápida de todas.
Velocidade é essencial para chegar aos lugares do pódio mas os pilotos preferem as pistas mais técnicas, que obrigam a manobras mais apertadas.
«Como piloto prefiro pistas onde é necessário pensar mais e manobrar mais o avião, mas como tenho um avião bastante rápido esta pista pode ajudar a chegar ao primeiro lugar», disse o piloto austríaco, Hans Arch, que se encontra na primeira posição com o mesmo número de pontos de Paul Bonhomme, um dos favoritos a campeão.
O dia de hoje será totalmente dedicado a treinos, afinações e reparações. Mike Mangold, que venceu o campeonato do ano passado, está com um desempenho mais fraco e chega a Portugal com alguns problemas na bomba de óleo do avião. No hangar de Mangold, enquanto se tratam das afinações, ouve-se música circense. «O circo chegou à cidade», diz Mangold bem humurado. Mangold afirma que a equipa está «a tentar resolver os problemas técnicos e se tudo correr bem vamos conseguir ter o avião preparado para a corrida».

5 cafés para contar história do Porto

Existem há muitos anos. Estão recheados de história. Guarany, Christina, Ceuta, Piolho e Majestic são cafés da Baixa da cidade do Porto que sobreviveram às guerras mundiais, ao regime salazarista... Todos ainda estão abertos ao público. Se chegou agora de férias, conheça os segredos dos locais que poderão fazer parte da sua rotina.
  1. Em frente ao Mercado do Bolhão localiza-se um dos mais antigos cafés da cidade Invicta. Surgiu em 1804, pela mão do comerciante José Iria Carvalhal, com o fabrico de chocolates e torrefacção de café, na extinta Rua do Bispo. O nome surge apenas em 1913, quando José Carvalhal se casa com D. Christina Ribeiro e, por questões ligadas ao coração, transfere o nome da sua amada para o nome do estabelecimento. Após falecimentos dos dois, a casa é transmitida a Rosa Guilhermina de Carvalho, que a tornou um dos mais prestigiados espaços do Porto.
    Em 1920, durante o esplendor da 'Belle Époque', são adquiridos novos equipamentos de torrefacção de café, sendo a casa transferida para a Rua Sá da Bandeira, onde ainda hoje funciona, pertencendo à Nestlé Portugal, desde 1987.
    "Ao passar pela rua é normal sentir o cheiro do café", confessa o actual proprietário, António Soares, que fala orgulhosamente do seu espaço que, em 2004, comemorou o bicentenário. Este ano foi completamente renovado
  2. Localizado numa das artérias mais movimentadas do Porto, a Avenida dos Aliados, o café Guaranay dispensa apresentações. Fundado em 1933 e conhecido como o 'café dos músicos', caracteriza-se por ter um ambiente requintado, conjugando tradição com qualidade.
    O seu nome advém de uma tribo de índios, os Guarany, que constituiam a maior nação do século XVII, no Brasil. As pinturas "Senhores da Amazónia", de Graça Morais, são uma das marcas do espaço, ocupando uma das paredes do salão.
    Visitado diariamente por muitos turistas, o Guarany cativa o público com os seus serões de música, principalmente de fado e bossa nova.
  3. No centro histórico da cidade localiza-se o café Piolho, assim apelidado pelos estudantes. Nasceu em 1909 baptizado como Café Âncora D'ouro, sendo desde sempre um dos locais preferidos dos estudantes universitários para "tomar um copo" antes de partirem para os bares ou discotecas da noite portuense.
    Proprietário desde 1979, Edgar Gonçalves conta que ninguém conheçe o seu estabelecimento pelo nome verdadeiro. "Se nos Aliados perguntarem onde é o Âncora D´ouro, ninguém conhece. Mas se por acaso falarem em Piolho, todos sabem onde é".
    O mesmo café que em 2009 comemora 100 anos, pertenceu durante muito anos à família dos Reis Lima, passando de geração em geração.
    Uma das características mais interessantes são as paredes interiores, que se encontram repletas de lápides, compostas por frases de jovens estudantes, em homenagem ao Piolho.
  4. Mandado construir por Ferreira dos Santos, em 1953, o café Ceuta, situado numa rua com o mesmo nome, foi durante muitos anos local de ponto de encontro de amigos. Ministros, deputados e alguns dos membros da famíla Sá Carneiro frequentaram o Ceuta, que, "há alguns anos por esta altura, estava completamente cheio. Hoje nem por isso, o que é uma pena...", lembra Caciano Mota, o dono do estabelecimento, com 75 anos.
    A decoração, totalmente alusiva à conquista de Ceuta, é uma das particularidades. "Quando vim para aqui, neste local estavam figuras mitológicas, que retratavam as quatro estações, mas não as consegui conservar...", conta desanimado. Acrescenta que "tinha clientes tão assíduos, que, quando não vinham, ligavam a pedir desculpa".
  5. Da autoria do arquitécto João Queirós, o luxuoso e requintado café Elite, que mais tarde passou a designar-se Majestic, surgiu a 1 7 de Dezembro 1921. Localizado numa das ruas com maior movimentação a nível de comércio, a Rua de Santa Catarina, o espaço não necessita de apresentações... A história do Porto dos anos 20, das tertúlias políticas, dos debates de ideias, dos escritores e artistas está presente neste café histórico. Visitado sobretudo por turistas, o aristocrático Majestic é um dos pontos de passagem obrigatórios da cidade.

Acredita em ti!!

Não importa do que é o mundo
O importante, são os teus sonhos...
Não importa o que tu és
O importante é o que tu queres ser...
Não importa onde tu estás
O importante é para onde tu queres ir...
Não importa o porquê
O importante é o querer ...
Não importa as tuas mágoas
O importante, são as tuas alegrias...
Não importa o que tu já passaste
O passado guarda-o na tua lembrança ...
Não vejas; apenas olha...
Não escutes; apenas ouve...
Não toques; sente...
O mundo é um espelho;
não sejas apenas um reflexo
Só acreditando no futuro tu conseguirá a paz
para alcançar os teu sonhos...
Afinal, o que importa ?
. . . Tu

terça-feira, 2 de setembro de 2008

7 Caracteristicas das pessoas bem sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem sucedida? Vários factores contribuem para que isso aconteça. Mas existem algumas características que essas pessoas têm em comum. Veja, abaixo, quais são :
1 - Todas elas trabalharam duro para conseguir. Não há dinheiro fácil no mundo. O sucesso exige muito trabalho, e só é alcançado pelos que se dispõem a enfrentar esse trabalho.
2 - Pessoas bem sucedidas são honestas. O sucesso por meios desonestos dura pouco. O vendedor mentiroso e enrolador pode garantir a primeira venda, mas certamente nunca irá criar clientela...
3 - Pessoas bem sucedidas são perseverantes. Tentam até conseguir.
4 - Pessoas bem sucedidas são, na maioria das vezes, amigáveis e gostam de pessoas. É isso que permite que tenham facilidade em estabelecer contacto e em liderar outros, quando necessário.
5 - Pessoas bem sucedidas gostam de aprender coisas novas. Durante toda a vida. Aprender significa crescer. Curiosidade intelectual é a chave para uma das maiores vantagens na competição profissional - a informação actualizada. Aprender significa não só adquirir novos conhecimentos profissionais. Significa, também, aprender com os próprios erros.
6 - Pessoas bem sucedidas sempre entregam mais do que prometem. Essa é uma regra de ouro - promete menos, entregue mais. Assim, não criam expectativas desnecessárias. E, ao entregar o que prometeu, causará uma agradável surpresa ao entregar mais do que prometeu.
7 - Pessoas bem sucedidas procuram soluções quando encontram um problema pela frente. Não perdem tempo queixando-se , porque vêem os problemas como oportunidades de se superarem. Assim, as pessoas bem sucedidas são, normalmente, aquelas que acham soluções - enquanto o resto se queixa...
Depois de ver estas características, faça uma pequena avaliação de si mesma. Qual delas é mais importante? Qual é a que considera indispensável? Qual gostaria de incorporar ao seu comportamento profissional? Que tal escolher uma delas e "trabalhar" no seu desenvolvimento durante o próximo mês? Se realmente se aplicar, verá que os resultados podem ser muito bons.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Violência doméstica causa mortes

A violência doméstica atinge fundamentalmente as mulheres. Hoje em dia morrem mais mulheres vítimas de violência de género do que, por exemplo, de cancro da mama. Este ano, são já 31 as mulheres assassinadas, mais que em 2007.
Os autores dos crimes são os maridos, ex-maridos, companheiros, ex-companheiros, namorados ou ex-namorados.
Cada vez com maior frequência, o uxoricídio (homicídio de mulheres nas relações de intimidade) e tentativas de assassinato e agressões constituem notícia nos órgãos de comunicação social.
Em Portugal, em cada três mulheres, uma é ou foi, vítima de violência doméstica. É um número elevado, chocante, real e o drama é transversal atingindo todas as classes sociais, idades, culturas, e grau académicos.

Se for agredida poderá:

Gritar, pedir socorro, procurar refúgio e auxílio em casa de vizinhos, amigos ou PSP (estas atitudes que podem reduzir ou acabar com a agressão).

Dirija-se a um Hospital ou Posto Médico para ser observada.

Apresente queixa na PSP ou qualquer outro órgão de policia criminal (as pessoas que presenciaram poderão servir de testemunhas).


Se pretende sair de casa, saiba que:

A lei protege-a quando há motivos sérios para abandonar o lar.

Se receia pela sua integridade física ou psicológica, pode sair de casa e levar os seus filhos, pois o seu objectivo é defender-se e evitar novas agressões. Contudo, deve dizer a alguém (familiares, vizinhos, amigos,...) o motivo porque saiu de casa.

Não perde o direito de lhe atribuírem o poder paternal dos seus filhos.

E em caso de divórcio, tem o direito de pedir a pensão de alimentos, de voltar a morar na casa de família e direito ao recheio da mesma e outros bens.


Se o seu marido/companheiro a expulsou de casa:

Deve pedir ajuda à PSP ou outro órgão de polícia criminal.


Contactos

TELEFONES S.O.S."Vítimas de violência"Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) – É uma instituição governamental para a promoção da igualdade e direitos e oportunidades das mulheres. Possuem um gabinete de informação e consulta jurídica e uma linha verde de informação a vítimas de violência doméstica – 800202148, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Associação Portuguesa de Apoio á Vítima (APAV) – Possuem um alinha telefónica de informação e apoio a vítimas – 707200077, dias úteis das 10.00 - 13.00 / 14.00 – 17.00.

PSP / GNR – Estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana. Recebem as queixas e encaminham para instituições de apoio e hospitais. Dirigem-se á residência da vítima quando recebem uma chamada, com pedido de ajuda.

Números nacionais:

- SOS Mulher 808 200 175 (Linha Azul)

- Informação Mulher Vítima de Violência: 800 202 148

- Solidariedade à Mulher : 808 202 710

Proverbios do mês

Setembro

Em Setembro, ardem os montes, secam-se as fontes.
Setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes.