É um distúrbio hereditário lentamente progressivo caracterizado pela emaciação do tecido muscular dos pés e pernas e, posteriormente, das mãos e braços, resultante de danos progressivos nos nervos.
Causas, incidência e fatores de risco:
A doença Charcot-Marie-Tooth é um distúrbio que envolve danos nos nervos (neuropatia). Todos os nervos são afectados, mas de modo desigual. Os nervos das pernas são os primeiros e mais gravemente afectados. Os sintomas geralmente começam entre a fase intermediária da infância e o princípio da idade adulta. A causa exacta da doença é desconhecida. O distúrbio é hereditário, com padrões de hereditariedade tanto dominantes quanto recessivos.
A doença de Charcot-Marie-Tooth causa a destruição (degeneração) do revestimento das células nervosas (bainha da mielina) em certas pessoas; em outras, ocorre a degeneração da porção central (axônio) das células nervosas.
O distúrbio afecta com maior freqüência as células nervosas dos pés e pernas, especialmente o nervo peroneiro. O dano é lentamente progressivo; geralmente começa pelo pé em gota, avançando para as pernas. Há uma perda de controle muscular, perda de tônus muscular e eventual perda de massa muscular causadas pela falta de estimulação nervosa para os músculos.
Sintomas:
fraqueza dos quadris, pernas ou pés (diminuição da força muscular, independente de exercício)
andar do tipo "bofetada" (padrão de caminhar--ao caminhar, os pés batem fortemente no assoalho)
pé em gota (impossibilidade de manter o pé na posição horizontal)
deformidade do pé (chamada pé em gota--o pé aponta para baixo)
deformidade progressiva da perna
aspecto de "perna de cegonha" (perda de massa muscular da porção inferior da perna)
diminuição da sensação ou entorpecimento no pé ou na perna
Obs.: Posteriormente, podem aparecer sintomas similares nos braços e nas mãos; isso inclui deformidades das mãos (a mão desenvolve a forma de garra).
fraqueza dos quadris, pernas ou pés (diminuição da força muscular, independente de exercício)
andar do tipo "bofetada" (padrão de caminhar--ao caminhar, os pés batem fortemente no assoalho)
pé em gota (impossibilidade de manter o pé na posição horizontal)
deformidade do pé (chamada pé em gota--o pé aponta para baixo)
deformidade progressiva da perna
aspecto de "perna de cegonha" (perda de massa muscular da porção inferior da perna)
diminuição da sensação ou entorpecimento no pé ou na perna
Obs.: Posteriormente, podem aparecer sintomas similares nos braços e nas mãos; isso inclui deformidades das mãos (a mão desenvolve a forma de garra).
Sinais e exames:
Um exame da pele por meio do toque (palpação) revela feixes de nervos sob a pele na forma desmielinizante do distúrbio. Os reflexos de estiramento nas pernas estão ausentes. Há perda de controle muscular e atrofia (perda de massa muscular) no pé ou na perna. Existe dificuldade para levantar o pé (dorsiflexão) e movimentar os dedos do pé para fora (eversão).
biópsia muscular ou biópsia nervosa podem confirmar o diagnóstico freqüentemente são realizados exames de condução nervosa para diferenciar se o distúrbio é do tipo em que há perda do axônio ou do tipo desmielinizante os estudos sobre marcadores de gene provavelmente estarão disponíveis em pouco tempo (podem até já terem se desenvolvido).
Tratamento:
Ainda não existe cura para a doença Charcot-Marie-Tooth. O tratamento se concentra em proporcionar o máximo de independência ao paciente.
A cirurgia ortopédica ou equipamentos adequados, como um suporte ou sapatos ortopédicos podem aumentar a capacidade de andar.
Recomenda-se para algumas pessoas aconselhamento vocacional, terapia ocupacional ou fisioterapia a fim de ajudá-las a manter a resistência muscular e otimizar o desempenho independente.
A cirurgia ortopédica ou equipamentos adequados, como um suporte ou sapatos ortopédicos podem aumentar a capacidade de andar.
Recomenda-se para algumas pessoas aconselhamento vocacional, terapia ocupacional ou fisioterapia a fim de ajudá-las a manter a resistência muscular e otimizar o desempenho independente.
Expectativas (prognóstico):
A doença Charcot-Marie-Tooth se desenvolve lenta e progressivamente, causando, finalmente, incapacidade. Ela não diminui o ciclo de vida normal. Geralmente esse distúrbio não é doloroso, porém a sensação na área pode ser reduzida.
Complicações:
diminuição progressiva da capacidade para caminhar
lesão nas áreas do corpo que tenham sensação reduzida (regiões insensíveis)
15 comentários:
O Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN)
Existe uma clínica em Cuba cujo o nome é Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN) que pode melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que possuem problemas do foro neurológico como é o caso da designada Charcot Marie-Tooth.
O segredo da restauração neurológica é um segredo bem guardado diria mesmo que é um “Segredo de Estado” assim como a própria clínica que é pertença do Estado Cubano e que faz verdadeiros “milagres” a este nível.
O falso moralismo é contrário ao avanço cientifico
O Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN) é das poucas instituições de saúde patrocinadas pelo Estado (cubano) que descobriu a chamada “substância negra fetal”, constituída por células estaminais e tecido neuronal de embriões humanos. Esta substância é utilizada para conseguir efeitos regenerativos no tecido nervoso de adultos e é transplantada de embriões humanos.
O CIREN é um centro de excelência a nível mundial.
Bem-haja o trabalho pelo progresso cientifico e o bem-estar humano!
Centro Internacional de Restauración Neurológica (CIREN)
Avenida 25 No. 15805 entre 158 y 160, Playa, Ciudad de la Habana, Cuba
CP:11300
Teléfono: (537)273 6003
Fax: (537)273 6572
Correo Electrónico: cineuro@neuro.ciren.cu
URL: http://www.ciren.cu/home.htm
Director: Dr. Julián Alvarez Blanco
Representante oficial em Portugal
Américo Gonçalves da Silva
E-mail: americo.silva@mail.telepac.pt
Cuba é a unica esperança para mim, ja que em Portugal não me dao soluçoes. Mas para isso é necessário dinheiro, cerca de 17,500€ para estar la 2 meses :-( Não tenho meios economicos para isso.. Resta-me esperar por melhores dias
O caso do Tiago
O Tiago anda em tratamento no CIREN em CUBA
Aqui fica o contacto:
http://www.ajudarotiago.blogspot.com/
ola eu tenho síndrome de Charcot-Marie-Tooth
faço fisioterapia todos os dias e nao tenho tido muitos problemas.mas nao conheço ninguém cm a mesma doença se der para trocar umas ideias ctg diz algo duarte_velho@hotmail.com obrigado bj
olá, sou Ana tenho 38 anos, moro na Margem Sul em Corroios, e também tenho a doença de Charcot Marie Tooth, e gostaria de poder ir a Cuba, o que tenho de fazer?
Quem me pode ajudar financeiramente?
Não conheço ninguem com este problema...
Ana:
Gostava de te ajudar mas só te posso dizer que tenho conhecimento de alguns casos que conseguiram dinheiro atraves da solidariedade, organizando festas ou então peditório... infelizmente não tenho outro tipo de apoio... Gostava de manter contacto contigo por isso deixo o meu e mail rosalemos@hotmail.com, se quiseres manda-me um mail para trocar-mos ideias e encontrar algumas soluções... fica bem
Rosa,
Gostaria de ter contato contigo por msn/ e-mail para falarmos sobre a Sindrome de Charcot Marie Tooth... meu msn é patriciagkost@hotmail.com
Olá,meu nome é Peterson,e gostaria de saber como e onde arrumar uma fisioterapia grátis ou barata para meu amigo Francico(msn:fran-ccb@hotmail.com)? Quero ajudar muito ele.
msn:petersonbrilhante@hotmail.com
é o mesmo do e-mail,pois uso pouco msn.
ola!!
sou a carolia sou estudante de podologia do ultimo ano e escolhi como tema do meu projecto de final de curso as reprecursões no pé da doença de charot marie tooth e gostava dque pudesses coaborar comigo no meu projecto!! neste momento gostaria de arranjar uma amstra de doentes para poder fazer um estudo ja contactei com a associção de doenças raras as gostaria de fazer uma recolha dos casas cujo numero minimo da amostra sera de 20 pessoas sera que e podes ajudar a tua colaboração seria importante!!
adiciona o meu mail pajessa@hotmail.com
obrigada
Oi a todos, sou Jose da Costa, moro em Curitiba-Pr, tambem tenho a Sindrome de Charcot Marie Tooth, também estou ansioso por maiores informações.
josecosta462@yahoo.com.br
Bom Dia ...Meu nome é Andrea tenho 36 anos, os médicos aqui em SP não nos da nenhuma alternativa de tratamento, gostaria de saber mais informações sobre este tratamento em CUBA ...alguém pode me ajudar???
Andrea
olá me chamo Patrícia tbm sou portadora d CMT obtive o diagnostico a pouco tmpo já fiz duas cirurgias no pé vou fazer a terceira mês q vem,terei tbm q usar uma protese nos dois pés,tnho mtas dores stou assustada com tudo isso gostaria de ter contatos com pessoas q tbm sejam portadoras d CMT q possa me orientar.To afastada do emprego a 3anos como auxilio doença.alguem sabe me dizer quais minhas chances d conseguir me aposentar pois o quadro evolui pra pior a cada dia. Desde ja...
Deus abençoe qm puder me ajudar MSN ou EMAIL patricia-alessandra@hotmail.com
me ajudem por favor acabei de descobrir que minha filha de 4 anos tem essa doença que veio provavelmente do pai apesar dele ñ manifestar aos 34 anos, estou muito triste pq nela já começou a trofia dos menbros inferiores ,já começamos com as fisioterapias mas estou com pouca fé e sem saber nada sobre isso peço por favor que me ajude a entender melhor e ensinar ela a viver melhor com isso,desde já agradeço.meu imail.é nubiasilvasantana@hotmail.com.
Olá, sou Ana Paula tenho 28 anos, tenho pés cavos desde pequena, descobri a escoliose aos doze anos mas só agora aos 27 anos depois que meus pés estão completamente deformados e estou com dores articulares e dificuldade de locomoção foi que o cirurgião ortopedista me diagnosticou com a doença de Charcot Marie.Estou triste e sem vontade de lutar, queria conversar com gente que passe pelo mesmo problema que eu, me sinto muito só com essa doença pouco conhecida.Meu msn é: anytalbuquerque@gmail.com
Enviar um comentário