sábado, 15 de agosto de 2009

»»»» Arcos de Valdevez »»»» Santuario Nossa Senhora da Peneda


Bela vila minhota, banhada pelo rio Vez ... Arcos de Valdevez, é um dos concelhos do interior do Alto Minho que fez história em Portugal.

O caminho para a Peneda revelou-se difícil e tortuoso e apesar do GPS ir sempre indicando o caminho, não foram poucas as vezes que duvidámos do caminho escolhido que pelo que depois chegámos a perceber seria o único. .. pudemos ver lindas paisagens mas também senti muito medo da altura ...sempre a pensar que a serra não tinha fim e o gasoleo ia acabar a meio da subida... que medooooooooooo



Finalmente chegamos....
Santuário de Nossa Senhora da Peneda

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, na freguesia de Gavieira, a caminho da vila de Melgaço, tem como data provável de inicio da sua construção, finais do século XVIII, a julgar pela data inscrita na coluna existente ao cimo da escadaria de acesso.



Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda, cujo culto foi crescendo e motivou a construção do santuário.

Este lugar de culto é constituído pelo designado, escadório das virtudes, com estatuária que representa a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datada de 1854, a igreja principal, terminada em 1875, o grande terreiro, o terreiro dos evangelistas e a escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.




Lenda da Peneda

A Senhora da Peneda terá aparecido a cinco de Agosto de 1220, a uma criança que guardava algumas cabras, a Senhora apareceu-lhe sob a forma de uma pomba branca e disse-lhe para pedir aos habitantes da Gavieira, para edificarem naquele lugar uma ermida. A pastorinha contou aos seus pais, mas estes não deram crédito à história.

No dia seguinte quando guardava as cabras no mesmo local, a Senhora voltou a aparecer, mas sob a forma da imagem que hoje existe, e mandou a criança ir ao lugar de Roussas, pedir para trazerem uma mulher entrevada há dezoito anos, de nome, Domingas Gregório, que ao chegar perto da imagem recuperou a saúde.

1 comentário:

Anónimo disse...

flor o dia até que nos correu muito bem?não fosse essa viagem mais pareçia os pirineus a nossa senhora da peneda,viagem muito tortuosa e cheia de imprevistos,enganos klm a + klm a - puxa e nunca mais chegava, qual gps,o mal era o gasólio cada subida era cá uma dor de cabeça????enfim chegamos ao local destinado já todos búfamos rss..eu aproveitei para visitar o santuario mais um sacrificio subir talvez umas 80 escadas,o melhor foi quando cheguei ao cimo me deparei com umas quedas de agúa exelente aguá muito fresquinha da nascente hummmmmm...assim passou o passeio,espero não tornar a repetir,embora tivesse otimas paisagens lá do alto das montanhas sobre o rio,mas fiquei com uma sensação de vomitos da viagem....
tu flor obrigado pela companhia sem ti não me atrevia a seguir :-)


tó...