domingo, 27 de julho de 2008

A UlTiMa LiÇão

Morreu o professor norte-americano de informática que padecia de cancro no pâncreas e que ficou famoso por ter dado uma palestra onde explicava como ia enfrentar a doença.
A luta contra o cancro de Randy Pausch foi publicada no livro "A Última Lição", escrito por um jornalista do Washington Post. A obra foi publicada em 32 países e vendeu mais de cinco milhões de exemplares.
O professor ganhou notoriedade quando, numa palestra, informou os alunos que poderia morrer em breve. Na universidade onde dava aulas existe uma tradição na qual os professores, em fim de carreira, podem “fingir” que estão a morrer e transmitem "as lições de vida" aos alunos.
Randy Pausch tinha 47 anos e morreu na sua casa de Virgínia, nos Estados Unidos. Foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

O cancro no pâncreas foi-lhe diagnosticado em Agosto de 2006. Pausch começou um tratamento pesado, à base de técnicas experimentais de quimioterapia.
Um ano depois, o professor informou publicamente que o cancro era terminal. Começou um novo tratamento com quimioterapia. Os médicos deram-lhe mais três a seis meses de vida

Deficientes vivem "situações dramáticas"

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) vai denunciar junto dos órgãos políticos do país a situação "drástica em que vivem actualmente as pessoas com deficiência", disse o presidente da instituição, Carlos Costa.
O CNOD anunciou que vai solicitar audiências aos presidentes da República, da Assembleia da República, Primeiro-ministro, ministro do Trabalho e Solidariedade Social, grupos parlamentares e partidos políticos para denunciar o problema.
"Vamos denunciar junto dos órgãos de poder e dos partidos que as pessoas com deficiência estão a atravessar situações muito drásticas, pois é impossível viver-se apenas com seis euros por dia", frisou Carlos Costa, salientando o aumento do custo de vida.
O responsável máximo do CNOD, que agrupa 35 associações filiadas, lamenta a falta de oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência e o "desinteresse total por uma camada da população que está à beira da pobreza, se não passou já o limiar da pobreza".
"As pessoas com deficiência lutam por ter um trabalho digno, não querem viver do subsídio mas sim do trabalho, só que na sociedade portuguesa não têm oportunidades de trabalho e quando as têm são sempre as primeiras a serem despedidas", afirma Carlos Costa.
"Este factor cria muita instabilidade na família de uma pessoa com deficiência e como tal não podemos pactuar com essa situação", sublinha, relatando que chegam "de todo o país ecos das situações dramáticas que atravessam presentemente".
"Basta ver nos principais centros das nossas cidades o aumento considerado de pessoas com deficiência que andam a pedir na rua. A caridade, o pedido e a mendicidade não é solução, nós queremos trabalho, porque queremos participar activamente na sociedade", acrescenta Carlos Costa.
O presidente do CNOD considera que se não conseguirem trabalho têm "de ter uma pensão que seja o suporte efectivo para se viver com dignidade", enfatizando que "com seis euros por dia ninguém consegue viver com dignidade".
Quando forem concedidas as audiências, o dirigente associativo pretende "sensibilizar os responsáveis políticos do país que, numa sociedade, ninguém pode ficar de costas voltadas para este problema e têm de o encarar e encontrarem soluções".
"Nós temos propostas em vários domínios e queremos partilhá-las", refere Carlos Costa.
Segundo o responsável do CNOD, existe em Portugal cerca de um milhão de pessoas com deficiência, a maioria com condições para trabalhar "desde que lhes dêem condições e oportunidades".

Charcot-Marie-Tooth – Avanços científicos

Os recentes avanços do tratamento que têm sido eficazes em modelos animais incluem a administração oral de suplementos com "curcumina" e de suplementos orais de ácido ascórbico (vulgarmente conhecida por vitamina C) em doses elevadas, bem como a utilização de onapristone antagonista da progesterona.

A “curcumina”

A “curcumina” é extraída do rizoma de Curcuma Longa, e do pigmento amarelo do caril.
A administração de “curcumina” resulta num maior número e tamanho de axônios mielinizados nos nervos ciático, levando a uma melhor performance motora
A "curcumina" desenvolve assim os teores de mielina e melhora a força e a coordenação motora.
Os últimos estudos sugerem que a “curcumina” possui um elevado potencial terapêutico em determinadas áreas de neuropatias periféricas geneticamente herdadas.
In Jornal Americano de Genética Humana, 2005

O ácido ascórbico (vulgarmente conhecida por vitamina C)

Um recente e promissor estudo demonstrou de forma inequívoca que o ácido ascórbico (vulgarmente conhecida por vitamina C) impede a progressão e inverte mesmo a doença de Charcot-Marie-Tooth em ratinhos. Esta descoberta de cientistas franceses datada de Abril de 2004 e posteriormente testada em humanos, aguarda neste momento uma licença a nível europeu para poder ser comercializado na dose necessária.

O onapristone

Dados científicos forneceram prova de que o receptor de progesterona em células Schwann formadoras de mielina é um alvo promissor para a terapia farmacológica do CMT-1ª.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Trailer de "Batman - O Cavaleiro das Trevas"

O último filme de Batman estreia esta quinta-feira.

O filme já fez sucesso nos Estados Unidos, onde teve o maior lançamento de todos os tempos. Há quem aposte que vai superar o recorde de bilheteiras de "Homem-Aranha 3".

Em "Batman - O Cavaleiro das Trevas", Bruce Wayne/Batman (Christian Bale) enfrenta seu pior inimigo, o Coringa (Heath Ledger), com a ajuda do ainda tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor e futuro Duas Caras (Aaron Eckhart).

livro "Maddie, A Verdade da Mentira"

Na véspera do lançamento do livro, Gonçalo Amaral, o ex-inspector da Polícia Judiciária inicialmente responsável pela investigação, acredita que a menina inglesa morreu no quarto e que os pais não estão isentos de culpa.
“Madeleine McCann morreu no apartamento 5ª do Ocean Club, na Vila da Luz, a 3 de Maio de 2007”, escreve Gonçalo Amaral, segundo os resultados obtidos pela equipa de investigação do caso até Outubro de 2007.
“Ocorreu uma simulação de rapto” e os pais, Kate e Gerry, “são suspeitos de envolvimento na ocultação do cadáver da sua filha”, acrescenta o ex-inspector da PJ.
O autor salienta que “a morte poderá ter sobrevindo em resultado de um trágico acidente” e que foram detectados “indícios de negligência na guarda e segurança dos filhos”.
Um facto é que “há um cadáver não localizado, constatação validada pelos cães ingleses (…) e corroborado pelos resultados laboratoriais preliminares”.
Nas suas conclusões, Gonçalo Amaral salienta ainda que “a tese de rapto é defendida desde a primeira hora pelos pais de Maddie” e que no seio do grupo de amigos que passava férias no Ocean Club apenas Kate e Gerry disseram que a janela do quarto da menina estava aberta.
“O conjunto de depoimentos e testemunhos evidenciam um elevado número de imprecisões, incongruências e contradições (..), em particular, o depoimento-chave para a tese do rapto, o de Jane Tanner (…) tornando-se ambíguo e desqualificando-se”. Foi esta cidadã inglesa que disse ter visto um homem com uma menina ao colo na noite de 3 de Maio de 2007.
"Contribuir para a descoberta da verdade material"
“Este livro surge da necessidade que senti de repor o meu bom nome que foi enxovalhado na praça pública sem que a instituição a que pertencia há 26 anos, a Polícia Judiciária, tenha permitido que me defendesse ou que o fizesse institucionalmente. (…) Mais tarde fui afastado da investigação”, começa por explicar Gonçalo Amaral.
“Este livro tem ainda um propósito maior. O de contribuir para a descoberta da verdade material e a realização da justiça”, refere, salientando que o conteúdo “em nenhuma circunstância põe em causa o trabalho” dos colegas da PJ “nem compromete a investigação em curso”.
Na nota inicial, Gonçalo Amaral indica que “o leitor encontrará dados que desconhece, interpretações dos factos e, naturalmente, interrogações pertinentes”, frisando que uma investigação criminal “não se deve preocupar com o politicamente correcto”.
“Casal tratado com pinças”
A capa do livro, publicado pela editora Guerra e Paz, assemelha-se a uma capa processual, com a inscrição “Confidencial” a vermelho e a simulação de uma foto tipo-passe de Maddie presa com um clip.
As primeiras linhas não se situam a 3 de Maio de 2007, quando teve início o “caso Maddie”, mas em Fevereiro de 2008, data da publicação de uma entrevista na qual o então director nacional da PJ considera que houve precipitação na constituição do casal inglês como arguido. O autor confessa que teve o “pressentimento” de que a declaração pretendia “preparar a opinião pública para o inevitável, ou seja, o fim da investigação e o arquivamento do inquérito”.
Gonçalo Amaral diz que houve “campanhas de desinformação que visaram descredibilizar a investigação criminal”. “Para mim a investigação estava morta desde 2 de Outubro de 2007”, quando foi afastado da PJ e se fizeram “diligências para cumprir calendário, um pouco para inglês ver.”
O autor questiona a relação entre o casal McCann e a polícia inglesa, após a constituição como arguidos. “Causou-nos sempre estranheza a forma como o casal era tratado (…) e a informação policial a que eventualmente acederam”.
“O erro foi termos tratado o casal ‘com pinças’”, lê-se, pelo facto de Kate e Gerry só terem sido constituídos arguidos quatro meses após o início da investigação.
Logo na manhã de 4 de Maio, antes de receberem informação pedida à polícia inglesa sobre os McCann, os investigadores receberam a visita do embaixador inglês. “Não é normal esta preocupação da diplomacia inglesa. Quem é este casal? Quem são os amigos?”, questiona o autor. Também “não é normal que comuns cidadãos a quem uma filha acabou de desaparecer nomeiem assessores de imprensa”, perante o mediatismo que o caso começava a ganhar.
Estranha descontracção de Gerry
Ao longo das 214 páginas, Gonçalo Amaral lembra questões que ficaram sem resposta - os berços dos gémeos estavam sem lençóis na noite do desaparecimento de Maddie, foram apagados registos de chamadas de telemóvel entre Kate e Gerry, os registos médicos de Maddie pedidos a Inglaterra que não foram atendidos, etc. - e algumas diligências que não avançaram para que o casal não fosse exposto perante o julgamento da opinião pública - como a reconstituição dos factos da noite de 3 de Maio e o pedido de escutas telefónicas.
Em Maio, "sentimos que Kate estaria na disposição de, sem se comprometer, indicar o local onde o corpo da sua filha estava" e, "segundo a própria viria a afirmar, tais dados tinham-lhe sido fornecidos por pessoas com poderes psíquicos ou para normais". Referiu então um colector de esgotos que desemboca na praia da Luz e os penhascos a nascente daquela praia. Cães ingleses detectaram, em Julho, odor a cadáver e vestígios de sangue no apartamento e no veículo alugado pelo casal.
Mencionando os diversos avistamentos da menina em inglesa que foram chegando de diferentes países e se revelaram infundados, Gonçalo Amaral conta um episódio, datado de Junho de 2007.
Um homem na Holanda exigiu um resgate de dois milhões de euros, com um adiantamento de 500 mil euros. Os contactos entre Gerry e o homem decorreram através de email numa sala da PJ de Portimão. Quando se aguardava a indicação das condições e local da entrega do dinheiro "a tensão na sala era grande".
"Ao contrário, a postura descontraída" de Gerry "constratava com a ansiedade dos polícias e deixava intrigados todos os investigadores". O pai de Maddie "chupava descontraidamente um chupa-chupa enquanto lia banalidades em sites da Internet e discutia rugby e futebol com um dos polícias ingleses", revela o autor. Mais tarde o indivíduo foi detido e a pista revelou-se falsa.

Batman preso em Londres

O actor britânico Christian Bale, que faz de Batman no filme "O Cavaleiro Negro", agora estreado, foi detido pela polícia sob suspeita de ter agredido sua mãe e sua irmã num hotel de Londres. Após cinco horas de interrogatório na esquadra de Belgravia, o multimilionário actor, de 34 anos, foi posto em liberdade sob fiança, ficando a aguardar a evolução do inquérito. O incidente ocorreu, domingo passado, numa suite do hotel Dorchester, no centro de Londres. Jornais ingleses referem que o actor se envolveu numa violenta discussão com a mãe e a irmã, Jenny, de 61 anos, e Sharon, de 40, tendo estas apresentado queixa por agressão. Para não estragar a festa de antestreia de "Batman - O Cavaleiro Negro", na segunda-feira, a polícia aceitou adiar a detenção e o interrogatório de Bale, o que viria a acontecer durante o dia de ontem. Sem desmentirem que tenha havido uma discussão familiar, advogados de Bale negam as alegadas agressões. Amigos do actor, referem que Christian Bale anda muito stressado. O actor ainda não teria conseguido superar o trauma provocado pela morte do seu grande amigo Heath Ledger, o Joker de "Batman - O Cavaleiro Negro", ao mesmo tempo que o seu casamento parece atravessar uma fase difícil. As mesmas fontes adiantam que a discussão familiar teria sido provocada pela mãe de Bale, ao referir-se em termos desagradáveis a situações da vida privada do actor e de sua mulher.

Patrick Swayze: Continua a sua luta

Em pleno processo de luta contra um cancro, o actor norte-americano Patrick Swayze, de 55 anos, está a recuperar de novo o seu bom aspecto e a alegria de viver. “Sou um caso de milagre … e não sei porquê”, disse ele, aparentemente saudável e muito bem-disposto, este domingo, no aeroporto de Los Angeles. O actor preparava-se para viajar até Chicago, onde está a filmar a série de televisão “The Beast”, e foi calorosamente saudado por uma pequena multidão que o rodeou na zona das partidas. Em Março, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro no pâncreas, Swayze apareceu em público muito abatido, a fumar e com péssimo aspecto. Um mês depois, iniciados os tratamentos de quimioterapia, o actor pareceu melhorar a olhos vistos, espantando toda a gente. “Sentimos que todas as orações, meditações e bons pensamentos dirigidos na direcção de Patrick estão a fazer a diferença”, disse, na altura, sua mulher, Lisa, num comunicado de agradecimento aos fãs. Apesar de optimista, Swayze continua firme na sua luta diária, não faltando a uma única sessão de tratamentos.

domingo, 20 de julho de 2008

sábado, 19 de julho de 2008

Charcot Marie Tooth - a DURA REALIDADE








Fiquei sem palavras, custa ver a realidade

É preciso saber ViVeR

1ª agência de viagens para pessoas com mobilidade reduzida

Férias a fazer ski nos Pirinéus, um safari na África do Sul ou um cruzeiro no Nilo serão agora mais acessíveis a turistas com mobilidade reduzida, com a abertura da primeira agência de viagens portuguesa para pessoas com algum tipo de deficiência .
A agência abriu portas em Lisboa, apesar de já funcionar há três anos na Internet, principalmente com turistas estrangeiros que querem conhecer Portugal.
«Desde que formámos a empresa, em 2005, temos trazido turistas estrangeiros a Portugal, e também a Espanha. A partir de agora, com a abertura da loja, vamos começar também a vender pacotes de viagens pelo mundo aos clientes portugueses», explicou Luís Varela, um dos sócios da Accessible Portugal. A empresa nasceu de uma lacuna sentida por uma das suas sócias, Joana Prates. «A Joana tem um tio que, devido a uma paralisia cerebral, foi perdendo a mobilidade. Ela lembrava-se de passar férias com a família completa quando era mais pequena, mas esses momentos foram sendo cada vez mais raros, até deixarem de existir. O simples acto de jantar num restaurante começou a ser um problema», contou Luís Varela. No início, os sócios da Accessible Portugal optaram por trazer estrangeiros para Portugal «porque como o conceito já existia noutros países, há uma predisposição das pessoas [desses países] com mobilidade reduzida para viajar» .O site que criaram na Internet, os anúncios que colocaram em revistas especializadas e as parcerias com associações e operadores especializados em vários países trouxeram os primeiros clientes .Uma família de seis paquistaneses - em que o avô se desloca numa cadeira de rodas - passou um dia em Fátima e Óbidos. A viagem foi feita numa das carrinhas de turismo da empresa, que permite a colocação da cadeira de rodas em qualquer local, «em vez de ir na parte de trás, longe da família, como acontece na maioria dos casos». A primeira «grande viagem» foi organizada para uma família norte-americana com dois filhos que se deslocam em cadeiras de rodas, que passou nove dias a percorrer o Norte de Portugal. «Uma agência convencional pensa apenas no transporte e nos quartos de hotel. Nós temos de ter em conta uma série de outros detalhes. Fazemos previamente todo um trabalho de campo, de forma a assegurar que há casas de banho adaptadas nos hotéis, restaurantes e ao longo do passeio, para termos a certeza que os locais que vamos visitar são completamente acessíveis, etc. Para além de tudo isto, alugamos material de apoio ortopédico, de forma a garantir ao cliente todas as condições no local de destino, evitando que tragam todo o material no avião». A Accessible Portugal, explicou Luís Varela, fornece ainda apoio personalizado, «caso alguém queira vir viajar ou precise de acompanhamento diário». Além das viagens ao estrangeiro - como tours culturais na China, Safaris na África do Sul, Ski adaptado nos Pirenéus e cruzeiros no Nilo - a agência oferece ainda passeios «cá dentro». «Organizamos jantares em casas de fado, passeios em balão de ar quente, actividades aventura, passeios de um dia e alguns pacotes de uma semana um pouco por todo o país», contou Luís Varela.

Cuidado com o número 49991

Cuidado se receber mensagens no seu telemóvel vindas de números que não conhece...
Mensagens como a seguinte:
- "Ola!! Lembra-se de mim? Ha tanto tempo q nao sei nada de ti e sinceramente preocupa-me, gostava mesmo de saber de ti, diz-me algo por favor, estas bem?"
Depois de responder, ele não o vai largar! Ao enviar uma simples mensagem tiram-lhe dinheiro, cerca de 2 euros, do saldo do seu telemóvel.

Água de coco

Os dias de sol sugerem um belo acompanhamento: a água de coco. .É um líquido rico em potássio, poucas calorias, muitos nutrientes, livre de gordura e com alto poder reidratante. Ajuda no bom funcionamento do intestino e no metabolismo alimentar, é uma bebida diurética.
a ÁGUA DE COCO combina com o verão, praia, piscina e calor e este ano é difícil encontrar uma pessoa que não saboreie esta fruta. Além disso, a bebida traz diversos benefícios à beleza e à saúde.
O mais importante nesta época de calor é manter-se hidratado. E esta é uma das qualidades mais poderosa da água de coco. A hidratação não é indicada apenas para a saúde, mas também para manter a beleza da pele.

A novidade chegou a Portugal, já está nas nossas praias com o custo de 4 euros ou 2 euros o copo.

Pintar a verdade

Novela on-line junta Amy Winehouse e Bloc Party

Vários artistas da Universal, entre os quais Amy Winehouse e Bloc Party, vão ser alguns dos protagonistas de uma novela on-line que vai passar em exclusivo na rede social Bebo

Amy Winehouse é uma das artistas que deverá aparecer em «The secret world of Sam King»
A série, intitulada «The secret world of Sam King», vai seguir as aventuras de um funcionário de escritório que resolve instalar-se secretamente no edifício da Universal com o objectivo de descobrir novos talentos.
Além de Amy Winehouse e Bloc Party, a série contará com a presença de outros artistas britânicos, nomeadamente Duffy, Razorlight e Girls Aloud que participarão em pequenas aparições especiais.
O único senão da novela é que apenas poderá ser vista pelos membros da rede social Bebo.

'Dicionário Imperfeito' reúne excertos de textos de Agustina Bessa-Luís

A renovada Guimarães Editores acaba de lançar a obra Dicionário Imperfeito, que reúne excertos de textos de Agustina Bessa-Luís organizados por ordem alfabética, abrangendo diferentes assuntos, temas e personalidades

É uma obra de revelação do mundo de Agustina, de A - de Água, Amar e Aristocracia - a V, de Velha política e Vocação, organizada por Manuel Vieira da Cruz e Luís Abel Ferreira. Dicionário Imperfeito assinala o recomeço da Guimarães Editores, depois da aquisição pelo ex-banqueiro Paulo Teixeira Pinto. Este Dicionário Imperfeito pode ser entendido como «uma obra de iniciação, de um primeiro contacto com o universo literário de Agustina, pode ser uma obra muito útil e estimulante», disse Manuel Vieira da Cruz, um dos organizadores. As entradas desta obra foram criadas a partir de excertos de dezenas de documentos dispersos de Agustina Bessa-Luís, como artigos de opinião, crónicas de jornais, prefácios de obras e alguns dos seus romances.Vieira da Cruz referiu que não foi feita «uma imersão total» na obra de Agustina, mas o resultado final permite perceber os «grandes temas dos seus romances e conhecer boa parte dos autores que a inspiram». Dicionário Imperfeito (imperfeito no sentido de «obra inacabada») revela o pensamento de Agustina Bessa-Luís sobre o casamento, o amor, a infância, a literatura feminina, a fé, a reflexão e o sentido de humor. Na obra há referências a Manoel de Oliveira, Salazar, Francisco Sá-Carneiro, Dostoievski, José Rodrigues Miguéis, Camões ou Jean-Paul Richter, Tristão e Isolda e Zé do Telhado. Muitas das entradas deste dicionário evidenciam, segundo Manuel Vieira da Cruz, «o toque de génio forte», a «ironia muito fina» e o «forte sentido de humor» de Agustina Bessa-Luís. Segundo Agustina, «o amor é o invisível no habitual», «a corrupção é quase o acabamento duma forma de vida, um ideal sofisticado» e a morte «é agora apenas a liquidação de todos os precipitados gestos que praticamos». Ao longo de trezentas páginas, Agustina diz ainda que «escrever bem não é uma inovação», que «custa tanto escrever um bom livro como um mau livro» e que o «escritor moderno é um estado civil, uma soma de papéis de identidade».Pelas suas ideias, Agustina Bessa-Luís «é uma autora que se presta à discussão e é estimulante por isso», sublinhou Manuel Vieira da Cruz que, com Luís Abel Ferreira, concretizou uma ideia de Alberto Luís, marido da escritora. A última entrada deste Dicionário Imperfeito é sobre a vocação: «Eu tenho só uma, que é escrever. Usar a palavra, dar-lhe vida, confiar nela para que nela vejam verdades poderosas, como a de sermos destinados a coisas maravilhosas».

Portugal desperdiça potencial turístico do nudismo

O mercado naturista vale milhões mas o potencial turístico está a ser desperdiçado devido à falta de oferta de alojamentos e outras infra-estruturas, disse o presidente da Federação Portuguesa de Naturismo (FPN)

«Muitos dos potenciais turistas acabam por ficar por Espanha, onde a legislação permite praticar nudismo em qualquer praia e existem boas condições para os naturistas. Os centros naturistas e os hotéis estão sempre lotados». Mas em Portugal, este mercado é incipiente e explorado quase exclusivamente por cidadãos estrangeiros. A FPN contabiliza, na sua página na Internet, dois turismos rurais e três parques de campismo (um deles parcial) direccionados para este tipo de clientes .«Faltam infra-estruturas para o turismo. Os estrangeiros procuram locais de férias naturistas e o que existe em Portugal é muito incipiente», por isso é um mercado em que vale a pena investir. «Quanto mais lugares houver, mais pessoas aderem. Os naturistas gostam de ter escolhas, podia haver muito mais coisas, porque precisamos de mais turistas.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Herois da ViDa

Field Of Innocence

Eu ainda lembro do mundo

Pela visão de uma criança

Lentamente essas sensações

Foram apagadas pelo o que eu conheço agora

Madonna e Britney trocam carícias

Depois de se terem beijado na boca no MTV Awards em 2003 Madona e Britney continuam a protagonizar momentos quentes. As cantoras aparecem quase nuas a acariciarem-se num vídeo.
A cena foi filmada para um videoclip feito especialmente para a digressão "Sticky & Sweet" de Madonna que começa em Agosto. A convite de Madonna, Britney participou no vídeo, que foi rodado nas últimas semanas em Nova Iorque.
As estrelas surgem vestidas de múmias, enroladas em ligaduras que se vão desfazendo à medidas que ambas se acariciam e ficam semi-nuas em palco. As cenas foram gravadas num estúdio de Hollywood dia 6 de Julho.
Segundo o jornal inglês “The Sun” noticiou, uma fonte próxima de Briteney afirmou que aparecer no mesmo palco que Madonna é uma boa oportunidade para relançar a carreira de Britney.

Carla Bruni acusada de plágio

O quase desconhecido cantor francês Thierry Desseux disse ao diário digital "Le Post" que Carla Bruni, mulher do presidente Sarkozy, plagiou o título do seu último disco "Comme si de rien n'était".Thierry garante que ele próprio produziu em 2003 um disco com o mesmo nome do agora editado por Carla, mas o agente da cantora desmente, peremptoriamente que tenha havido intenção de plágio: "O título surgiu a partir da legenda de uma foto de um irmão de Carla já falecido, a quem ela quis prestar homenagem", sublinha Bertrand De Labbey. "Ao mesmo tempo - acrescenta -, ela quis fazer uma alusão brincalhona ao seu novo estatuto de primeira dama". Mais polémica, menos polémica, a verdade é que as vendas do último álbum de Carla Bruni estão muito abaixo das expectativas. Oito dias depois do lançamento, a Fnac, que representa um terço do mercado, vendeu apenas 5 mil exemplares e os resultados da Virgin também são fracos. Numa entrevista concedida, entretanto, à revista "Paris Match", Carla respondeu a algumas perguntas relacionadas com o sentido de certos versos do referido disco, num das quais alude a "trinta amantes". Sem confirmar ou desmentir que se trate de uma passagem autobiográfica, Bruni adianta que "nesse verso, trinta soa melhor que quinze".

Liposhaper


O Liposhaper não é uma lipoaspiração, mas funciona como uma, já que reduz o número de células de gordura no organismo mas sem todos os inconvenientes do processo cirúrgico (anestesia, cortes, dores e recuperação).
O equipamento tem um ultra-som convergente e muito potente que actua directamente sobre a gordura localizada, rompendo as membranas dos adipócitos sem danificar a pele, os vasos sanguíneos e os nervos periféricos.
Esta acção faz com que a gordura caia no sistema linfático e seja eliminada rapidamente.
O que parecia impossível está agora ao alcance de todos com o Liposhaper. Numa sessão de 1 hora é possível perder até 3 cm. de gordura em zonas específicas como no abdómen, nas coxas ou nos joelhos.


Este é um tratamento verdadeiramente inovador que em Portugal é disponilibizado pela Clínica do Tempo.
•Tratamento realizado sem hospitalização nem tempo de recuperação.
•Dois a três centimetros de redução média do contorno corporal num só tratamento.
•A sua acção é imediata e não necessita de manutenção posterior.
•É mais eficaz, mais barato e mais seguro que uma lipoaspiração tradicional.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Porto vai ter oceanário

A cidade do Porto vai ter um oceanário junto ao Parque da Cidade, que deverá abrir portas até Fevereiro de 2010, anunciou o presidente da autarquia.
Rui Rio afirmou que este oceanário - "Sea Life Center" -, de menor dimensão do existente em Lisboa, será construído de raiz atrás do café "Bela Cruz" pelo promotor Merlin Entertainments (Sea Life) Limited, com sede em Londres, Inglaterra.
Trata-se de um investimento de cerca de 10 milhões de euros que conta com uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que permitirá criar "100 postos de trabalho directos", acrescentou o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira.
O oceanário terá cerca de 1300 metros quadrados de área coberta e ficará implementado num total de 4500 metros quadrados de terreno, cabendo ao promotor a construção de uma área de jardins e lagos nesse espaço adjacente ao novo equipamento.
"Terá os mais diversos peixes, incluindo tubarões", enalteceu Rio, que visitou na Alemanha um "Sea Life Center" em Outubro do ano passado, dando assim início à "negociação para trazer o investimento para a cidade".
A Câmara leva a reunião do executivo, terça-feira, uma proposta de cedência dos terrenos ao promotor, em direito de superfície, por 30 anos.
Rui Rio salientou que o grupo Merlin, que se dedica à criação e gestão de atracções turísticas como "Legoland Parks", "Earth Explorer" e "Dungeons", fica ainda obrigado a disponibilizar à autarquia 2.500 bilhetes por ano.
A ideia é garantir que todos os alunos das escolas do ensino básico geridas pela Câmara tenham a oportunidade de visitar o "Sea Life Center" antes de concluir o 1º ciclo.
Rui Rio referiu que este equipamento terá "uma particular vocação na área da educação" e considerou ser "inegável" a repercussão que terá na economia local.
"Terá um reflexo muito positivo no ânimo dos agentes económicos", frisou.
O autarca adiantou ainda que a partir de 1 de Janeiro de 2014 a Câmara passará a receber uma renda de 20 mil euros/ano, actualizada à inflação.
"A 1 de Janeiro de 2014 tenho a certeza que não estarei cá", disse, explicando deixar receita para a autarquia depois do final de um possível terceiro e último mandato à frente da Câmara.
Questionado se esta será a obra emblemática do seu mandato, Rio respondeu: "não ando à procura de obras emblemáticas nem de um estádio com o meu nome. Ando à procura do desenvolvimento harmonioso" da cidade.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Pen drive substitui peso das mochilas dos alunos

As mochilas podem ter os dias contados. O mote do projecto “Caderno Digital” não é “Aprender sem livros”, mas a sugestão assenta-lhe como uma luva. No início do próximo ano lectivo, os alunos do ensino básico da Maia vão poder aceder a todos os conteúdos leccionados e trabalhos realizados nas aulas através de uma simples “pen drive”. Todo o peso dos livros e cadernos pode agora ser substituído por uma pequena caneta USB facilmente transportável no estojo, pendurada ao pescoço ou até no bolso. A iniciativa, pioneira no país, pretende simplificar o processo de estudo aos alunos – através de uma maior interacção multimédia com as novas tecnologias – e, também, expandir a ligação entre pais, educandos, professores e município. O “Caderno Digital” é um suporte de apoio pedagógico multimédia criado apenas para o primeiro ciclo que “disponibiliza aos alunos o acesso aos planos e conteúdos das aulas nas áreas de Português, Matemática, Inglês e Estudo do Meio através de quadros interactivos, múltiplas actividades e jogos pedagógicos, sempre articulados com as matérias leccionadas na sala de aula”. Com um “layout” e “interface” semelhantes aos de um site, o sistema possibilita, ainda, o acesso a notícias e actividades da autarquia (responsável pela actualização periódica) e aos sites mais úteis do concelho, cuja lista pode ser alterada e adaptada a realidades específicas, tanto pela autarquia como pelos professores. Isto porque, em matéria de educação, os docentes têm um papel fundamental e o “Caderno Digital” é uma ferramenta de ensino. Por essa razão, tanto os professores como também os docentes de actividades de enriquecimento curricular vão receber uma “pen” mas com uma versão mais completa e com mais funções didácticas como, por exemplo, “inserir trabalhos realizados nas aulas ou fotografias de visitas de estudo”, depois de frequentarem uma formação já em curso.

Delfins dizem adeus

Depois de 25 anos de carreira, os Delfins chegam ao fim. A banda anuncia a data do seu último concerto: 31 de Dezembro de 2009."Durante o corrente ano de 2008, os Delfins cumprirão os seus compromissos contratuais na 'Power Pop Tour' com prazer e lançam no início de Outubro o seu último álbum de originais". O grupo liderado por Miguel Ângelo está neste momento a gravar o seu sétimo álbum, que será editado no início de Outubro. Depois, os Delfins pretendem comemorar as bodas de prata com uma digressão de despedida, que se chamará "25 anos, 25 êxitos e um abraço". Os "cinco delfins" - Miguel Ângelo, Fernando Cunha, Rui Fadigas, Luís Sampaio e Jorge Quadros - prometem manter-se ligados à música em iniciativas a solo ou em grupo. O guitarrista Fernando Cunha, elemento fundador da banda, abandona já o grupo, não participando na digressão nem na produção do próximo álbum, segundo o mesmo comunicado.
Fernando Cunha esclarece que sentiu "necessidade de prosseguir uma carreira própria e autónoma, tanto de músico como de produtor".

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Curiosidade

Para que a linguagem nunca seja uma barreira nos assuntos do coração, aqui fica "amo-te" em várias línguas... Assim já podes surpreender aquela pessoa especial!

Declara-te!

Amo-te em...

Árabe - Ohiboke (do homem para a mulher)
Árabe - Ohiboka (da mulher para o homem)
Alemão - Ich liebe Dich
Búlgaro - Obicham te
Cantonês - Ngo oi ney
Dinamarquês - Jeg elsker dig
Eslovaco - lubim ta
Espanhol - Te amo
Espanhol - Te quiero
Esperanto - Mi amas vin
Finlandês - Mina" rakastan sinua
Francês - Je t'aime
Galês - 'Rwy'n dy garu di
Húngaro - Szeretlek
Hebraico - Ani ohev otach (do homem para a mulher)
Hebraico - Ani ohevet otcha (da mulher para o homem)
Holandês - Ik ben verliefd op je
Holandês - Ik hou van jou
Inglês - I love you
Iraniano - Mahn dostaht doh-rahm
Irlandês - taim i' ngra leat
Islandês - Eg elska thig
Italiano - ti amo
Japonês - Aishiteru
Javanês - Kulo tresno
Klingon -qabang qaparHa' (depende da galáxia em que está)
Latim - Te amo
Libanês - Bahibak
Mandarin - Wo ai ni
Mohawk - Konoronhkwa
Navaho - Ayor anosh'ni
Norueguês - Eg elskar deg
Português - Amo-te
Português (Brasil) - Eu te amo
Russo - Ya polubeel s'tebya
Russo - Ya tebya liubliu
Russo - Ya vas liubliu
Sueco - Jag a"lskar dig
Tcheco - miluji te
Turco - Seni Seviyorum
Vietnamita - Toi yeu em
Yiddish - Ich libe dich
Zulu - Mena Tanda Wena

Sarkozy perde a paciência com funcionários da televisão pública

Nicolas Sarkozy não achou piada quando uma maquilhadora e um técnico de televisão não lhe responderam à saudação quando o prepararavam para a entrevista que ia dar. O Presidente francês irritou-se e acusou-os de falta de educação. A cena passou-se segunda-feira, minutos antes de uma entrevista ao canal de televisão público, France3.
Sarkozy preparava-se para ser entrevistado sobre a Presidência francesa da União Europeia. As imagens captadas em "off" acabaram na Internet.


Estátua da Verdade para Manuela Moura Guedes

A jornalista da TVI Manuela Moura Guedes recebeu ontem a Estátua da Verdade, em reconhecimento da sua carreira, frontalidade e profissionalismo.Confessando-se surpreendida com o prémio, Manuela confessou que ao fim de tantos anos de profissão ainda sente "fascínio" pelo jornalismo. "É uma actividade que pretende contar histórias, histórias de verdade, com pessoas de verdade, histórias de todos os dias que têm a ver com o mundo real. É isto que tenho feito nas últimas décadas e é isto que tenho feito da minha vida", sublinhou Moura Guedes. Apesar da forma elogiosa como descreveu a área em que se movimenta, a mulher de José Eduardo Moniz deixou também algumas críticas pela forma como o jornalismo é visto e exercido nos dias que correm: "Hoje em dia talvez seja difícil contar a verdade e talvez seja por isso que faz a diferença alguém que, como eu, leve esta profissão a contar sempre a verdade. Actualmente é mais comum aceitar o silêncio dos que têm a responsabilidade de responder, é mais fácil aceitar o escândalo e deixá-lo passar", atirou. "São os sinais do tempo, sinais de tempos que não são fáceis, aceitar verdades que não são verdades. O jornalismo não é igual para todos, mas devia sê-lo. Para quem o quer seguir é uma paixão, a contar a verdade", concluiu.

Tratamento fora pode ser reembolsado em Portugal


A Comissão Europeia adoptou uma proposta de lei que visa clarificar o direito dos cidadãos europeus a serem reembolsados no seu país por tratamentos médicos realizados noutro Estado-membro, em nome de uma Europa «mais social».
A proposta de directiva (lei comunitária) sobre os direitos dos cidadãos europeus em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços é uma das 19 iniciativas divulgadas pela Comissão Europeia em Bruxelas, no quadro do lançamento de uma «agenda social renovada».
Sublinhando que os tratados já contemplam o direito dos cidadãos europeus a deslocarem-se a outro Estado-membro para tratamentos médicos e a obterem, no seu país, o reembolso dos gastos, a Comissão Europeia diz que o objectivo da lei é «clarificar de que modo os pacientes podem exercer os seus direitos».
Bruxelas recorda que esta matéria já suscitou vários processos junto do Tribunal Europeu de Justiça, que confirmou os direitos dos pacientes europeus a tratamentos transfronteiriços, fazendo assim jurisprudência, e deseja agora clarificar as regras da chamada «mobilidade dos pacientes».
Acautelando as preocupações de alguns países, que receiam o «turismo médico» e a fragilização dos sistemas nacionais de saúde, a proposta de lei contempla também restrições que os Estados-membros podem impor relativamente à prestação de cuidados hospitalares no estrangeiro, tal como um sistema de pré-autorização em casos específicos.
Eliminar discriminação no acesso a bens e serviços
Por outro lado, a Comissão lançou ainda uma recomendação relativa à interoperabilidade transfronteiras dos sistemas de registos de saúde electrónicos, para assegurar que os médicos tenham acesso a informações vitais sobre os pacientes que estejam a tratar, independentemente do local da Europa onde tais informações se encontrem.
Noutros planos, a «agenda social renovada», que cobre diversas áreas, inclui também uma proposta de lei que visa eliminar a discriminação em função da idade, deficiência física ou orientação sexual, designadamente no que se refere ao acesso a bens e serviços.
O objectivo da directiva é impedir, por exemplo, que uma agência imobiliária recuse alugar um apartamento a jovens estudantes ou que uma companhia de seguros rejeite um seguro de viagem a um cidadão com deficiência física.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Resultado do Inquérito

Chegou ao fim o inquérito que estava a decorrer no meu blogue.

A pergunta que estava no ar era “Quanto tempo por dia passas ao computador?”

Os resultados foram os seguintes:

 15 minutos...só para ver o e mail! - 0%

 30 minutos...no máximo! - 1%

 1 hora...assim aproveito para jogar um pouco! - 4%

 Perco a noção do tempo quando estou no computador! 94%

Proverbios populares

Água de Julho, no rio não faz barulho.
Julho quente, seco e ventoso, trabalha sem repouso.
Nevoeiro de S. Pedro, põe em Julho o vinho a medo.
Quem em Julho ara e fia, Ouro cria.