quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Estou cada vez mais gorda :-(

Não percebo, sei que não posso engordar mais e preciso de emagrecer... mas a minha mente esta sempre a pedir coisas apetitosas que me fazem mal. Tento controlar e evito comer mas não tenho sucesso, a minha nutricionista já esgotou as soluções para eu perder peso. Resta-me esperar e lutar todos os dias contra o pão e alguns salgadinhos deliciosos...

Aqui fica a minha justificação para o aumento de peso... Será que acreditas?

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A Busca da Felicidade ou do Sofrimento

O homem recusa o mundo tal como ele é, sem aceitar o eximir-se a esse mesmo mundo. Efectivamente os homens gostam do mundo e, na sua imensa maioria, não querem abandoná-lo. Longe de quererem esquecê-lo, sofrem, sempre, pelo contrário, por não poderem possuí-lo suficientemente, estranhos cidadãos do mundo que são, exilados na sua própria pátria. Excepto nos momentos fulgurantes da plenitude, toda a realidade é para eles imperfeita. Os seus actos escapam-lhes noutros actos; voltam a julgá-los assumindo feições inesperadas; fogem, como a água de Tântalo, para um estuário ainda desconhecido. Conhecer o estuário, dominar o curso do rio, possuir enfim a vida como destino, eis a sua verdadeira nostalgia, no ponto mais fechado da sua pátria. Mas essa visão que, ao menos no conhecimento, finalmente os reconciliaria consigo próprios, não pode surgir; se tal acontecer, será nesse momento fugitivo que é a morte; tudo nela termina. Para se ser uma vez no mundo, é preciso deixar de ser para sempre.
Neste ponto nasce essa desgraçada inveja que tantos homens sentem da vida dos outros. Apercebendo-se exteriormente dessas existências, emprestam-lhes uma coerência e uma unidade que elas não podem ter, na verdade, mas que ao observador parecem evidentes. Este não vê mais que a linha mais elevada dessas vidas, sem adquirir consciência do pormenor que as vai minando. Então fazemos arte sobre essas existências. Romanceamo-las de maneira elementar. Cada um, nesse sentido, procura fazer da sua vida uma obra de arte. Desejamos que o amor perdure e sabemos que tal não acontece; e ainda que, por milagre, ele pudesse durar uma vida inteira, seria ainda assim um amor imperfeito. Talvez que, nesta insaciável necessidade de subsistir, nós compreendêssemos melhor o sofrimento terrestre, se o soubéssemos eterno. Parece que, por vezes, as grandes almas se sentem menos apavoradas pelo sofrimento do que pelo facto de este não durar. À falta de uma felicidade incansável, um longo sofrimento ao menos constituiria um destino. Mas não; as nossas piores torturas terão um dia de acabar. Certa manhã, após tantos desesperos, uma irreprimível vontade de viver virá anunciar-nos que tudo acabou e que o sofrimento não possui mais sentido do que a felicidade.

...Não sei o que faço aqui...


Estou a morrer aos poucos...
...Sinto que estou a morrer ... Morrer... Morrer...
...Viver não me interessa mais... Já estou cansada... Cansada...
...Quero um pouco de tranquilidade, compreensão ... Um pouco de FELICIDADE...
...Só quero viver em paz...
...Tudo é tão triste... O mundo é tão negro... Tudo é muito obscuro...
...Estou na minha obscuridão... Estou sempre nessa obscuridão...
...Tenho vontade de largar tudo... Abandonar tudo... E... Procurar o que sempre procurei como solução pra todos os meus problemas ...
...Na verdade eu tenho medo... Muito medo...
...Será que vou ser eternamente assim...
...Como gostaria de encontrar o meu CAMINHO novamente...
...Estou perdida... Estou a SOFRER... estou fraca... Não tenho forças para terminar com tudo isso... Estou a matar-me aos poucos...


mais um desabafo mas não me trás soluçoes

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Frase do dia

"No meio da confusão, encontre a simplicidade. A partir da discórdia, encontre a harmonia. No meio da dificuldade reside a oportunidade."
(Albert Einstein)

Futuro Papa vai ser Português!!!

Será o Papa Pinto,
tenho a certeza que vai ABENÇOAR o FCP para ser novamente Campeão... se for necessário pedirá ajuda aos arbitros para o conseguir :-)

Viva o PORTO carago!! :D

uma pequena brincadeira para tentar alegrar mais um dia na nossa longa vida

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Depressão

O que é?

A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil.
Ter sentimentos depressivos é comum, sobretudo após experiências ou situações que nos afectam de forma negativa. No entanto, se os sintomas se agravam e perduram por mais de duas semanas consecutivas, convém começar a pensar em procurar ajuda.


Quais são os sintomas?

A depressão diferencia-se das normais mudanças de humor pela gravidade e permanência dos sintomas. Está associada, muitas vezes, a ansiedade e/ou pânico.

Os sintomas mais comuns são:

Modificação do apetite (falta ou excesso de apetite);
Perturbações do sono (sonolência ou insónia);
Fadiga, cansaço e perda de energia;
Sentimentos de inutilidade, de falta de confiança e de auto-estima, sentimentos de culpa e sentimento de incapacidade;
Falta ou alterações da concentração;
Preocupação com o sentido da vida e com a morte;
Desinteresse, apatia e tristeza;
Alterações do desejo sexual;
Irritabilidade;
Manifestação de sintomas físicos, como dor muscular, dor abdominal, enjoo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Metafora de amizade total


Recebi esta mensagem por e-mail e decidi coloca-la aqui.... Este cartoon adequa-se muito ao meu género de humor e subscrevo inteiramente o que diz.

Fica aqui um singelo contributo para aliviar a tristeza e chamar os dias bonitos.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Tragedia em Amarante

Aquela maldita passadeira apelidada de passadeira da morte, em Telões, Amarante já roubou a vida a várias pessoas e na sexta-feira foi a Mariana uma menina de 11 anos que ao regressar da escola foi atropelada por um automovel. Após dois dias em que lutou pela vida no Hospital de São João, no Porto, Mariana morreu ontem de manhã em consequência dos graves ferimentos.
Esta familia já perdeu o avô materno e a avó foi atropelada 2 vezes neste mesmo local.

Á familia enlutada deixo os meus sentimentos

CUIDADO COM ESTA MALDITA PASSADEIRA

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Força AMIGA

É nos momentos menos bons que precisamos de um ombro amigo para aliviar a nossa dor, por isso quero que saibas que estou aqui sempre que precisares. Abusa agora da presença dos teus amigos e conta sempre com eles.
Sabes que admiro a tua força e a forma como encaras a vida...
É preciso ter força para ser firme,
É preciso ter força para se defender,
É preciso ter força para ganhar uma guerra,
É preciso ter força para sentir a dor de uma amiga,
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para viver.
Se sentes que te falta força e coragem,
queira Deus que o mundo possa te abraçar hoje com seu calor e Amor!...
e que o vento possa levar-te uma voz que te diga:
- Há uma Amiga desejando que estejas bem...
Eu!!!

Amiga tem esperança, pensamento positivo ... tudo vai melhorar

Coisas que deviam ser simples

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Contrariedades

Por mais difícil que seja o caminho não podemos desistir. A cada contrariedade devemos erguer a cabeça e lutar com todas as forças que temos. Para levarmos de vencida os nossos obstáculos. Por muito difícil que seja temos de tentar, para nos definirmos como pessoas. Não sou cobarde por isso não vou voltar as costas a luta. Perdi uma batalha mas não a guerra. A guerra vou vence-la contra tudo e contra todos.
Quando te atirarem uma pedra, faz dela um degrau e sobe... Só depois, quando tiveres uma visão plena de toda a área, pega noutra pedra, olha bem e acerta nos cornos do filho da puta que te atirou a primeira.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

14 de Fevereiro - Dia dos Namorados

Se tens alguém especial;
ama-a com todas as tuas forças,
não deixes pequenas coisas interromperem a tua felicidade,


Se tens alguém especial;
diz-lhe que a amas, que sentes a sua falta quando esta longe,
que te sentes bem com a voz e a alegria dela.


Se tens alguém especial;
neste dia diz isso, faz isso, mesmo que seja por um dia,
faz alguém sentir-se especial.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Combater a Indiferença

O dia-a-dia para o comum dos cidadãos é feito de pequenos gestos como o simples tomar café. Mas este gesto que, para a generalidade, não constitui qualquer problema transforma-se, muitas vezes, num verdadeiro pesadelo para todos aqueles que viram a sua mobilidade reduzida, devido ás inúmeras barreiras com que são confrontados. De facto, não são raras as vezes em que para aceder a estes estabelecimentos de hotelaria me vejo obrigada a percorrer quilómetros com o objectivo de encontrar um que não possua escadas de acesso, já que estas constituem uma barreira intransponível.

Esta questão não se me coloca apenas no acesso a locais de lazer como no caso de um café, de um centro comercial ou de um cinema, mas também na entrada em edifícios públicos como as câmaras municipais, as escolas ou serviços de finanças onde seria suposto o Estado tratar com igualdade todos os seus cidadãos.

Face a este lastimável estado de coisas, um dia dirigi-me ao presidente da autarquia onde resido e confrontando-o com esta e outras situações como as que tem a ver com a inexistência de lugares de aparcamento destinados a deficientes motores junto de edifícios públicos e qual não é o meu espanto perante afirmações deste teor “Deve compreender que quando fazemos as coisas é a pensar na maioria e não na minoria ”, …… . Nem quis acreditar que estava a falar com o responsável máximo de uma Câmara Municipal que presumivelmente deveria não só ser conhecedor da legislação em vigor como ocupar aquele cargo no sentido de trabalhar em prol dos seus munícipes.

Se esta realidade é angustiante, também é certo que tem existido um esforço legislativo considerável por parte a administração central no sentido da igualdade no exercício dos direitos de cidadania.

Há onze anos, em Maio do já longínquo ano 1997, foi aprovado um conjunto consistente de normativos para melhorar a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida e impôs-se um prazo para a sua integral concretização o ano de 2004.

Com esta determinação legislativa parecia ter-se aberto um tempo novo. Um tempo em que as barreiras arquitectónicas deixariam de ser um obstáculo á mobilidade e em que o principio da igualdade consignado na Constituição seria respeitado.

Decorrido que foi o prazo definido para a sua aplicação as barreiras arquitectónicas contrariamente ao que seria espectável, em vez de diminuírem, aumentaram com a expansão do edificado.

Passeios altos, piso irregular, entradas estreitas para cadeiras de rodas, falta de rampas de acesso ou rampas demasiado inclinadas e sem corrimões, escadarias, balcões de atendimento mais elevados do que a lei estipula e botões de elevadores inacessíveis são apenas alguns dos exemplos com que se confrontam no dia-a-dia todos aqueles que de alguma forma possuem uma mobilidade reduzida

O governo volta a legislar de forma mais contundente e, em Agosto de 2006, através Decreto-Lei nº 163/2006 publica um conjunto de normativos que visa proporcionar às pessoas com mobilidade condicionada condições iguais às das restantes pessoas, mas também um conjunto de sanções aplicáveis ao seu incumprimento.

O legislador esqueceu-se que a sensibilidade não se decreta.

Este esforço legislativo embora meritório esbarra com a falta de formação cívica de um povo, com baixo nível de escolarização e pouco atento ás questões de ordem social, o maior de todos os obstáculos é a insensibilidade social.


Enfim, a vida continua ...

Não termina à frente de um obstáculo e cabe a nós, deficientes, aprender a contornar esses obstáculos.


AQUI ESTÁ UMA SOLUÇÃO

Futuro da saúde em Portugal !!!


Uma boa forma de encarar a realidade do nosso pais

SÓ COM HUMOR . . .
;-)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Frase do dia

"Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objectivo, cada passo deve ser ele próprio um objectivo de si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante."

(Johann Goethe)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Preciso encontrar um rumo

Mais um desabafo:

Sinto-me perdida, não consigo empenhar-me para fazer os trabalhos que me faltam entregar na Faculdade. Mais uma semana e termina a epoca de frequencias e eu não tenho cabeça para estudar, por este andar não vou fazer nenhuma disciplina. Nos ultimos tempos perdi muito tempo a pensar em varias coisas que me cansou mentalmente e agora não sei o que devo fazer, não posso continuar na cama a espera que apareça uma solução em forma de milagre. A minha vontade é desistir mas sei que ia desiludir todas aquelas pessoas que me incentivaram a chegar até aqui.

Preciso encontrar um novo caminho para a minha vida com urgencia!!!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quem me leva os meus fantasmas

Pedro Abrunhosa quis homenagear todos os sem-abrigos com esta musica, eu aproveito o meu espaço para o fazer também e dedico a todos aqueles que sofrem nesta vida ingrata.



Grupo de bombos de Figueiró SanTiago na TV


O Grupo de bombos da minha freguesia actua no Carnaval de Torres Vedras e hoje iniciou logo pela manhâ o programa Você na TV quando terminou de tocar o apresentador Manuel Luis Goucha começou a conversar com alguns elementos e quando se aproxima de um Cabeçudo sente o bafo a alcool desse senhor...
Fiquei triste e envergonhada
Estes senhores estão a representar Figueiró e deviam ter o cuidado de não se encharcar em alcool para dar uma boa imagem desta terra.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Raquel Parabénssss



Hoje a minha menina é BEBE


Desejo-te muitas felicidades, muito anos de vida sempre com esse sorriso bem disposto... tu és muito fixe e sentes sempre quando estou tristinha, basta falares comigo ao telemóvel que notas na minha voz já não consigo enganar-te e sei que isso deixa-te triste. Vou tentar estar sempre bem para não te afectar tanto.


Olha nós as duas na foto na galhofa, temos que repetir mais vezes os nossos passeios com o restante pessoal.

Finalmente vai ser sabado que me vais dar o lanche prometido a muito tempo... hummmm ... comidinha (já sei que me estás a chamar gordinha). Bem, vou tentar levar uma prendinha pequenina :-)


Gosto de ti minha amiga

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Amigo - Isto é para ti (Somente para os amigos verdadeiros que estiveram presente ao longo dos anos)

Para ti desejo o SOL
para aquecer o teu corpo,
para te transmitir mais energia,
para fazer o teu dia ainda mais bonito.

Para ti desejo a CHUVA
que possas sentir cada gota te tocando
regando as tuas esperanças.

Para ti desejo a LUA
para iluminar a tua noite,
e trazer lembranças boas.

Para ti desejo o MAR
para banhar a tua pele
para que ouvis os seus ruídos
e descansar a tua mente.
e dando a calma necessária,

Para ti desejo a TERRA
para que os teus pés possam pisar nela
e sentir o imenso prazer
que ela pode te oferecer.

Para ti desejo as ESTRELAS
para brilhar na tua vida
e mostrar toda beleza da noite
colocando-te em êxtase total.

Para ti desejo todas as
OBRAS DE DEUS
para que jamais tenhas motivos de tristeza,
para que tua alma esteja sempre em paz.

Desejo-te tudo o que tem de bom nesta vida,
e que ao estares triste,
possas lembrar de tudo isso,
e então, sorrias de felicidade...

Agradeço a todos os meus amigos que me acompanharam e deram força para eu lutar pelos meus objectivos, graças a eles estou a transformar-me numa pessoa com auto-estima e confiante no futuro ... Agradeço as pessoas que me dificultaram o meu percurso graças a eles tornei-me mais forte e não me atinge os olhares de ... coitadinha, ou então, aquelas pessoas que nunca me chegaram a conhecer verdadeiramente ... bem, mas essas não interessam para nada.

Os amigos merecem tudo de bom e têm aqui uma amiga ... SEMPRE ... aprendi muitos nos ultimos anos e como diz a minha grande, enorme Amiga ANABELA devemos dizer gosto de ti e abraçar os amigos porque esses são verdadeiros.

OBRIGADA A TODOS

abraçinho para vocês(pequenininho) para não se habituarem ;-)

Vem ai o Carnaval

É CaRnAvAl...

Minha geeeente...

São dias de festa...
E de muita alegria!
Podes ser uma havaiana...
E ele um rude pirata!
Não importa a fantasia...
Mas somente a alegria!
Vem pular o CaRnAvAl...
Vem sambar sem igual!
Esta não é uma festa comum...
Mas sim um grande festival!
Não percas tempo
senão... Só no próximo CaRnAvAl!
Vamos fazer destes dias...
Uma festa sem igual?


Um optimo Carnaval para todos!!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

O Cumulo da Teimosia

TIRO UMA LIÇÃO DESTE VIDEO

Não adianta insistir quando as coisas não são do nosso agrado

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O bicho CHARCOT MARIE TOOTH (a minha doença)

É um distúrbio hereditário lentamente progressivo caracterizado pela emaciação do tecido muscular dos pés e pernas e, posteriormente, das mãos e braços, resultante de danos progressivos nos nervos.

Causas, incidência e fatores de risco:

A doença Charcot-Marie-Tooth é um distúrbio que envolve danos nos nervos (neuropatia). Todos os nervos são afectados, mas de modo desigual. Os nervos das pernas são os primeiros e mais gravemente afectados. Os sintomas geralmente começam entre a fase intermediária da infância e o princípio da idade adulta. A causa exacta da doença é desconhecida. O distúrbio é hereditário, com padrões de hereditariedade tanto dominantes quanto recessivos.
A doença de Charcot-Marie-Tooth causa a destruição (degeneração) do revestimento das células nervosas (bainha da mielina) em certas pessoas; em outras, ocorre a degeneração da porção central (axônio) das células nervosas.
O distúrbio afecta com maior freqüência as células nervosas dos pés e pernas, especialmente o nervo peroneiro. O dano é lentamente progressivo; geralmente começa pelo pé em gota, avançando para as pernas. Há uma perda de controle muscular, perda de tônus muscular e eventual perda de massa muscular causadas pela falta de estimulação nervosa para os músculos.
Sintomas:
fraqueza dos quadris, pernas ou pés (diminuição da força muscular, independente de exercício)
andar do tipo "bofetada" (padrão de caminhar--ao caminhar, os pés batem fortemente no assoalho)
pé em gota (impossibilidade de manter o pé na posição horizontal)
deformidade do pé (chamada pé em gota--o pé aponta para baixo)
deformidade progressiva da perna
aspecto de "perna de cegonha" (perda de massa muscular da porção inferior da perna)
diminuição da sensação ou entorpecimento no pé ou na perna
Obs.: Posteriormente, podem aparecer sintomas similares nos braços e nas mãos; isso inclui deformidades das mãos (a mão desenvolve a forma de garra).

Sinais e exames:

Um exame da pele por meio do toque (palpação) revela feixes de nervos sob a pele na forma desmielinizante do distúrbio. Os reflexos de estiramento nas pernas estão ausentes. Há perda de controle muscular e atrofia (perda de massa muscular) no pé ou na perna. Existe dificuldade para levantar o pé (dorsiflexão) e movimentar os dedos do pé para fora (eversão).
biópsia muscular ou biópsia nervosa podem confirmar o diagnóstico freqüentemente são realizados exames de condução nervosa para diferenciar se o distúrbio é do tipo em que há perda do axônio ou do tipo desmielinizante os estudos sobre marcadores de gene provavelmente estarão disponíveis em pouco tempo (podem até já terem se desenvolvido).
Tratamento:
Ainda não existe cura para a doença Charcot-Marie-Tooth. O tratamento se concentra em proporcionar o máximo de independência ao paciente.
A cirurgia ortopédica ou equipamentos adequados, como um suporte ou sapatos ortopédicos podem aumentar a capacidade de andar.
Recomenda-se para algumas pessoas aconselhamento vocacional, terapia ocupacional ou fisioterapia a fim de ajudá-las a manter a resistência muscular e otimizar o desempenho independente.

Expectativas (prognóstico):

A doença Charcot-Marie-Tooth se desenvolve lenta e progressivamente, causando, finalmente, incapacidade. Ela não diminui o ciclo de vida normal. Geralmente esse distúrbio não é doloroso, porém a sensação na área pode ser reduzida.

Complicações:

diminuição progressiva da capacidade para caminhar
lesão nas áreas do corpo que tenham sensação reduzida (regiões insensíveis)

Confiança - Algumas citações

A confiança que temos em nós mesmos, reflecte-se em grande parte, na confiança que temos nos outros

Autor: La Rochecauld, François


A nossa desconfiança justifica o engano alheio

Autor: La Rochecauld, François


Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o facto de saber pouco

Autor: Bacon, Francis


A vida, para os desconfiados e os temerosos, não é vida, mas uma morte constante

Autor: Vives, Juan


A confiança pode exaurir-se caso seja muito exigida

Autor: Brecht, Bertolt


Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança

Autor: Lao-Tsé

Quem tem culpas desconfia de todos

Autor: Roland, Jeanne

[porque a confiança gera confiança...]


"É preciso confiar na confiança para ter confiança."